A busca do ouro e do xito alucina muita gente

Pedro do Coutto

Aproveito o ttulo famoso do gnio Charles Chaplin e a reportagem de Daniel Bergamasco, Folha de So Paulo de 21 de julho, para focalizar situaes, cada vez mais freqentes, que o poder hipntico e alucingeno do dinheiro e do sucesso exercem sobre as pessoas. Veja-se o caso da incrvel pirmide que nos Estados Unidos levou Bernard Madof priso e aquele que, meses depois, no Brasil complicou a vida de Romrio, pea fundamental para a conquista do tetracampeonato em 94. Como aceitar a idia, na primeira verso, que aplicaes de capital possam render 45% de lucro ao ano, em dlar. Na segunda verso, a perspectiva de lucratividade era ainda maior. Impossvel. No existem investimentos no mundo capazes de gerar tais receitas, sobretudo sem fazer fora. Basta colocar este prisma da questo para que se conclua, de plano, pela impossibilidade.

Porm muita gente acredita. Tanto acredita que os fatos esto a. Mas falei na matria da Folha de So Paulo. Daniel Bergamasco revela que, atravs da Internet, este labirinto mgico, esto sendo aplicados seguidos golpes praticados por falsos agentes e falsas agencias de modelos. Jovens colocam suas fotos na rede buscando um lugar ao sol, uma estrada para o xito. Logo surgem os aproveitadores que no falham. Agem a torto e a direito. Os resultados so falsificaes em cima de falsificaes, extorses em srie, utilizao de fotografias em poses sensuais para diversos fins que no os propostos atravs dos contatos. Como enfrentar tais ciladas? O reprter ouviu dirigentes de agncias qualificadas e relacionou os pontos essenciais. O primeiro, constatar se o telefone e o endereo da empresa so verdadeiros. No se deve utilizar o nmero fornecido pelos estelionatrios. E sim confirm-lo atravs das listas oficiais.

Mas esta uma medida de precauo, de resguardo, no oponto essencial do risco. Evit-lo significa admitir SUS existncia. Antes da Internet, havia as emissoras de televiso e rdio que eram as transmissoras da comunicao, juntamente com os jornais. Agora no. Qualquer pessoa que possua um computador conectado transforma-se tambm num transmissor. Todo cuidado pouco, uma vez que todos ns lidamos com a natureza humana capaz, como se observa atravs dos sculos, de produzir episdios complicados que levam a desfechos extremamente graves.

Viver assim. permanentemente levar em considerao que todos ns estamos sujeitos a riscos freqentes. Sobretudo os que desejam ascender socialmente e enriquecer de forma veloz, rompendo os limites tanto da gravidade quanto da lgica. Pois no existe lgica alguma numa perspectiva de lucro de 45% ao ano quando as maiores empresas do mundo basta ler a Revista Forbes- operam com margem em torno de 10%. Isso empresas cujo faturamento passa de 200 bilhes de dlares anuais. Se os que faturam mais de 200 bilhes limitam-se margem de dez por cento, no crvel que pirmides montadas nas areias do deserto da imaginao possam proporcionar 45%.

No caso das candidatas a modelo, impulsionadas pela imagem de Gisele Bndchen, a precipitao geralmente acontece, at porque todas as pessoas querem acreditar no que gostariam que acontecesse. A que mora o perigo, como no bordo do comediante J Soares. O perigo com a Internet, mora ao lado de cada candidata ou candidato, j que existem modelos masculinos e femininos. Homens e mulheres tambm candidatos a atores e atrizes. As falsas agncias so os alapes das vtimas. A Internet algo fantstico, insupervel principalmente no campo da pesquisa. Pesquisa? isso. preciso pesquisar para evitar os golpes baixos dos desonestos e falsrios, que vivem da fantasia dos outros.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.