A infelicidade de Massa inconsciente, emociona multides no mundo inteiro

Chega a ser surpreendente e s vezes inacreditvel que no ocorram mais e repetidos acidentes na Frmula 1. Muito carros tocam rodas com rodas numa velocidade de at 250 quilmetros por hora, retomam o caminho como se nada tivesse acontecido. Assombroso. Espantoso. Perigoso.

Esses acidentes ocorrem por muitos e variados motivos. Excesso de audcia. nsia de vitria, de fama e de glria. Imprudncia. Incompetncia.

E por pura infelicidade, das maiores e sem explicao, como foi com Felipe Massa, ontem, sbado, na formao do peloto classificatrio para a corrida de hoje.

Desde a hora do acidente at o momento em que escrevo, assim que acabou a corrida da Hungria (a mais intil de todas elas), a concentrao do noticirio saiu da pista, passou para o hospital onde se sabia a seguir: Massa estava sendo operado com mais gravidade do que se esperava ou imaginava.

Por que coloco o acidente de Massa como 100 por cento de infelicidade? Porque jamais ir se repetir. Pode haver causas as mais diversas, mas nenhuma com as circunstncias de ontem, que ultrapassou a importncia da classificao e da corrida propriamente dita de hoje.

No existe uma possibilidade em um milho de ter havido outra coisa. Massa vinha tranquilamente (se pode ser usada essa palavra a quem se despeja a mais de 250 quilmetros) uma pea se solta de um carro que vinha atrs dele, voa ligeiramente, e cai em cima da viseira de massa, penetrando nela e atingindo seu rosto, e depois se soube, seu crebro.

Essa pea podia cair em 500 lugares, foi cair na cabea de Massa. E de 20 carros que estavam na pista, a pea tinha que se soltar logo do carro de Barrichello, outro brasileiro. possvel deixar de utilizar a palavra infelicidade?

As circunstncias do acidente, o carro se chocando com a segurana dos pneus, sem um movimento do piloto. E a quase meia hora que levaram para tirar Massa do carro, para lev-lo ao centro mdico ainda da pista, e depois para o Hospital Militar de Budapeste, fizeram surgir dois tipos de especulao.

O primeiro sobre o estado de sade de Massa. Este continua como especulao, o susto vai aumentando. No momento que posto estas notas, ningum sabe nada. A declarao oficial, que deveria ser animadora, assustou ainda mais. Esperamos que Massa volte a correr at o fim do ano. Quase 6 meses de expectativa e suspense?

Na questo do acidente propriamente dito, o ex-corredor e agora comentarista da Globo, Luciano Burti, foi o primeiro a acertar completamente na explicao sobre o acidente. A experincia do corredor reforando a opinio do comentarista.

Assim que o carro de Massa saiu da pista, indo em linha reta para a barreira de pneus, comearam a tentar explicar o que acontecera, das formas mais estranhas, nada convincentes ou at contraditrias.

A surgiu logo Burti, que calou todo mundo, dizendo: Massa estava inconsciente quando perdeu a direo, por isso que bateu nos pneus, indo em linha reta. Surpreendidos, surpresa geral, Burti convenceu a todos, com duas explicaes sobre sua afirmao de que Massa estava inconsciente.

1. Qualquer piloto sabe que na iminncia de um acidente, tem que tirar imediatamente o p do acelerador. Estando inconsciente, o espao to pequeno, que o p continua acelerando. Foi o que aconteceu.

2. A primeira lio que o piloto aprender, verdadeiro beab, que em qualquer acidente (ou possibilidade de acidente) a primeira coisa a fazer tirar imediatamente as mos do volante. Como Massa estava sem movimentos, com as mos no volante, s podia estar sem ao, inconsciente.

Toda a parte tcnica se confirmou, ficou faltando a parte fsica, essa s poderia e poder ser explicada pelos mdicos. Estes, depois do coma induzido e da segunda tomografia, se retraram ainda mais. prprio dos mdicos, no se arriscam, qualquer prognstico pode ser adivinhao. Multides no mundo inteiro esperam. Por enquanto NENHUM BOLETIM ESPECIAL.

* * *

PS- Diante de tudo isso, o resultado da corrida, sem maior interesse. Apesar da Brawn no ter chegado entre os 10 primeiros, Hamilton ter voltado a vencer, a Ferrari chegando em segundo lugar.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.