Blog da Tribuna sai do ar, com ‘problemas técnicos’ altamente suspeitos. É o mínimo que podemos informar.

Carlos Newton

O blog da Tribuna da Imprensa saiu do ar ontem (quarta-feira, 24 de abril), por volta das 11 horas da manhã, mas desde cedo já estava inacessível para ser editado. Ou seja, não podíamos inserir novas matérias, artigos ou charges, nem liberar os comentários.

Para entender o que aconteceu, é preciso saber como se monta um blog ou site. Primeiro, é preciso adquirir o “registro e o domínio” dos nomes com os quais se queira trabalhar. Depois, pagar a “hospedagem” a um servidor (o nosso é o UOL, excelente, pois em cinco anos jamais houve problemas, salvo no dia em que São Paulo sofreu um apagão de energia e todo mundo saiu do ar, inclusive a Folha de São Paulo).

Depois de adquirir registro/domínio, cria-se a estrutura do blog sobre uma “plataforma” já existente. No nosso caso, a plataforma foi o conhecido serviço norte-americano “WorldPress”. Depois, usa-se a hospedagem (servidor UOL) para colocar o site/blog no ar e ir alimentando de matérias, fotos e ilustrações, através do WorldPress.

CONEXÃO FALHANDO

Há 25 dias estávamos com “problemas técnicos”, mas os especialistas do UOL não conseguiam identificar. Supunha-se que fossem problemas de falta de renovação do domínio do nome heliofernandes.com.br, mas o próprio UOL tinha dúvidas, nossa conta aparecia sem pendências e só haveria renovação de domínio em junho. Mesmo assim, tentamos fazer a “renovação” desse domínio, mas a operação estranhamente não se completava. Houve comentaristas que também tentaram, sem sucesso. Tudo muito estranho.

O blog então começou a sair do ar e voltar. Os técnicos do UOL melhoravam a conexão, depois desconectava tudo de novo. Os comentaristas e leitores às vezes perdiam acesso. Mesmo assim mantivemos o blog e seguimos negociando apoio técnico do UOL, várias vezes ao dia, por internet e por telefone.

Até que, a atendente do UOL Daniela Couto, no último dia 19, garantiu que dia 22 tudo estaria normalizado. E isso aconteceu. Tudo certo, o blog decolou de vez. Mas a normalidade só durou dois dias.

AÇÃO DE HACKER?

Nesta quarta-feira, dia 24, desde cedo não havia como editar o blog. Ligamos para o UOL, o atendente Sidnei percorreu conosco os caminhos internos até que se surpreendeu ao verificar que nosso acesso ao WorldPress havia sido desativado. Ficou surpreso porque só quem poderia fazer isso seria eu, único detentor da senha.

O próprio funcionário do UOL aventou a possibilidade de interferência externa por hacker, como vários comentaristas já haviam sugerido. Ontem à noite, enquanto a seleção brasileira tentava jogar, conseguimos identificamos uma presença estranha em ações de “configuração” interna do nosso blog, sob o nome de jdimaree, que vem a ser uma empresa metalurgia norte-americana.

É tudo muito estranho e vamos investigar com mais calma. No momento, estamos lutando para refazer o blog sem perder o Banco de Dados, ou seja, o arquivo todo. É a segunda vez que isso acontece com a Tribuna da Imprensa. Todo o arquivo do jornal “sumiu” da internet, de uma hora para hora, cinco anos atrás. Ou seja, parece que o Helio Fernandes tem mania de ser censurado, não é mesmo?

O importante é que vamos em frente, pois graças a dois amigos (Antonio Caetano e Marcio Lordelo, especialistas em informática) o arquivo já está salvo, mas há problemas para inseri-lo no novo blog, que estamos criando do zero.

Como diz o Helio Fernandes, a gente não desiste nunca.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

49 thoughts on “Blog da Tribuna sai do ar, com ‘problemas técnicos’ altamente suspeitos. É o mínimo que podemos informar.

  1. Trata-se, apenas, de mais um atentado à Liberdade de Imprensa, praticado pela Esgotosfera Petralha, cujo sonho é termos uma imprensa cubana…

  2. Carlos, parece que tem gente grande que quer tirar o blog do ar. Cuidado com as matéria sobre a “amante” pois parece que ali está o estopim.

      • Quanto otimismo sô! Fossem os petralhas os únicos agentes dos expedientes ilícitos por terras de pindamonhagabas e pindoramas em perder-se us óios, óbvio e olulante, poder-se-ia anunciar ululantemente e em decúpto dorsal, em coisas de 01 década, – vêz que todos recursos fundamentados no blá-blá-blá e bi-bi-bi não passam de expedientes favoráveis a eternização de léxicos e interesses aos arredores da casa-grande -, o Brasil será um paraíso tropical, embora uma elite intelectual gazeteira e refém dos hábitos de deslocamento pelos galhos dos arvoredos, e, quando de ao solo, à visão do pasto seco, ainda de portar-se tal hienas em sua cadeia alimentar.

  3. Sinistro coisa de cinema de Hollywood. Cada vez mais emocionante. Proponho uma investigação para sabermos quem tem interesse neste novo método de censura e terrorismo virtual. De teoria sem brincadeiras.

  4. No mínimo covarde. As atitudes do poder com Hélio Fernandes sempre foram assim. co-var-des! Mas, o mestre nunca se abateu e não será por isto que será lacaio do poder. Tem um veículo autônomo! Tem apoio dos esclarecidos que querem construir um país de verdade! Estamos com você!

  5. Prezado Carlos Newton, você deve ter assistido filme com o ator Van Dame”lutar sempre desistir jamais”, essa frase é para o Hélio, para você e para todos, não só os que editam A Tribuna da Imprensa” mas para todos nós leitores desde a A Tribuna da Imprensa impressa, mas também esse blog. Avante amigo, um abraço fraterno.

  6. Carlos Newton, parece que todas essas ocorrências não passam de Caso Fortuito ou de Força Maior. O provedor UOL é sério e imune às interferências que não sejam para preservar sua reputação e eficiência. Os artigos que o blog publica são elevados e todos do interesse dos leitores, que são de alto nível e sem maledicência nos comentários. Doravante, tudo voltará à normalidade. Sei que você passa 365 dias por ano e 24 horas por dia devotado e atento às edições do jornal, que é dinâmico e com milhares de acessos diários. Não obstante, as contribuições dos leitores são de pequena monta, conforme o demonstrativo contábil que você, no final de cada mês publica, com transparência e absoluta fidelidade. Continue junto com o pessoal do UOL, que também se mostra prestativo, solidário e interessado na normalização da edição do blog, um dos mais respeitados e lidos.
    Abraços do leitor
    JORGE BÉJA .

  7. Apesar de esta nova apresentação ser inferior à anterior em visual, a verdade é que a Tribuna da Imprensa não pode ser silenciada!
    Constata-se, agora, os mesmos métodos ditatorias que os petistas tanto criticaram, na tentativa de impedir que opiniões contrárias ao comportamento deletério que o PT elaborou de se fazer política não possa ser criticado.
    O Brasil ruma célere para uma ditadura, que sequer pode ser chamada de esquerda, mas um domínio do poder muito bem arquitetado durante o mensalão para que tivéssemos um partido em atividade, que abrangeria os demais mediante oferecimento de cargos, ministérios, secretarias, besses do governo e facilidades no tráfico de influências.
    A busca incessante para calar a imprensa mostra seus resultados dificultando sobremaneira os Blogs independentes, que não aceitam esta conduta deplorável, este cerceamento de liberdade, esta censura criminosa,.
    Newton, meu caro, Hélio que fora perseguido pelo regime militar, continua na mesma situação com o PT no governo, a começar que não moveu uma palha sequer para que a “Justiça” fosse mais rápida em prolatar a sentença que indenizaria o bravo jornalista a retomar parte do seu patrimônio dilapidado por aqueles que não gostavam de suas crônicas e reportagens. Pois nada mudou de lá para cá. O poder definitivamenrte corrompe, altera o caráter de quem o conquista, modifica personalidades, estabelece um valor para o indivíduo que o detém.
    O meu apoio à Tribuna da Imprensa é amplo, geral e irrestrito, e parabéns pela luta em colocar à disposição este espaço incomparável para comentários que visam o fortalecimento da democracia verdadeira e não falsa, autêntica e não transformada, patriota e não partidária!

  8. Mesmo a essa altura, ainda tem ingênuos ou céticos que não enxergam as conspirações surdas e covardes – porque escondidas, mascaradas-sem coragem de mostrar a cara- que a tudo chmam de teria da conspiração! Como dizia o “filólogo” Ibrahim Sued:”olho vivo que cavalo não desce escada!”

  9. Longa vida a Tribuna!

    Curta vida aos tendenciosos!

    Curta vida aos especuladores!

    Curta vida aos sabotadores!

    Longa vida a Liberdade! Mesmo que seja parcial…

  10. Caro amigo, postei hoje no meu blog (www.idadecerta.com.br) uma notícia que afirma ser o UOL o oitavo site mais INFECTADO, segundo o antivírus Avast.
    Acho que a resposta está aí. Evidentemente, a culpa não é do UOL mas, por meio dele ALGUÉM (creio que um PeTralha) está por trás disso.
    DESISTIR? NUNCA !!!
    Grande abraço.
    P.S.: Meu blog repercute o Tribuna quase diariamente.

  11. Concordo c/ o Sr. José Guilherme – muito boa sua idéia de republicar os últimos dias.
    Os tempos estão bicudos e acho que tem gato na tuba sim!

  12. Altamente suspeita a censura que está sendo imposta à TI. Tem-se que investigar se o fato está ocorrendo “somente” com a TI, pois o provedor UOL hospeda milhares de outras páginas e blogs.
    Será que os artigos do Sr. Carlos Newton a respeito das maracutaias de Rose Noronha tem “incomodado” gente graúda?

  13. Estivemos,estamos e estaremos juntos…….sempre!
    “Morto e amordaçado,volto a incomodar (Fagner)”
    Barão

  14. PSDbestas e Ptralhas, parem de tentar botar a culpa do blog ter caído um no outro.
    A tribuna teve assuntos muito mais importantes que briguinha de partidos, rixas de esquerda x direita.

    Falávamos das origens do patrimônio de Eike Batista, de como o BNDES e a Petrobras socorrem empresas privadas, dos interesses e pressões pela subida dos juros, enfim, dos interesses macroeconômicos internacionais que movimentam todo esse teatrinho que ocorre no Brasil.

    Voltemos a pensar, sim! Pensar juntos, sem nos atrelarmos a lados.

    Enquanto brigamos, “dorme a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que é subtraída em tenebrosas transações”…

    Essa fase infantil já passou…

    Unamo-nos por um bem maior!

    “Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança.
    Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.”

    • Exato, Ricardo. Está faltando muita coisa, ainda. É que no momento nosso preocupação é recuperar o arquivo do Blog.

      Abs.

      CN

      • Prezado NC, se o arquivo total desde Maio 2009 for recuperado (anteriormente o senhor já tinha escrito que o mesmo foi recuperado) vai ser instalado aqui na íntegra?
        É que sempre arquivo alguns e com os devidos comentários feitos nos posts. Arquivei muitos, mas preciso de mais alguns para meu projeto de aprendizado sobre como funciona os bastidores da política brasileira etc.

  15. Ninguém e contra a liberdade, quando muito se é contra a liberdade dos outros.
    Neste particular, procuram atingir, calar o desmessurado reporter-jornalistas Hélio
    Fernandes, que nos oferece este espaço. Não conseguirão!

  16. Revelações da Rosinha: “Nunca gozei com o Bebum. Só gozava ao ver o saldo de minha conta corrente” .”Mereci ganhar C-A-D-A colar de diamentes que recebi. Pensa que foi fácil aguentar aquele cachaceiro??” “O mais difícil era levantar a “moral” do Bebum quando elle estava bebum. Trabalho hercúleo…”

  17. Insistir, persistir, capitular jamais; estava contribuindo anonimamente (x+$$$$); agora vou para x+infinito

  18. Helio Fernandes está calejado. Sofreu pressões e censura de Getúlio, Juscelino, Jango, Castelo, Costa e Silva, os Três Patetas, Medici, Geisel e Figueiredo. Não será agora um Lincoln de Garanhuns, um vagabundo de quinta “catiguria” que calará a voz do mais categorizado e independente jornalista brasileiro!!

  19. Caríssimo CN, realmente estava difícil acessar a TI recentemente. Atente que vc, neste espaço, é o ÚNICO jornalista que se interessa pelo caso RoseGate. Creio que estás incomodando deveras as criaturas putrefatas do lodaçal petista. Mantenha-se firme. Saudações brizolistas

  20. Será o apagão no Blog da Tribuna é esquema da pegação petista?
    O anão de circo holandês do planalto, falou: “em 2013 o bicho vai pegar” ?
    Em Brasilia, Ruy Falcão chegou atirando traque para todo lado. Nas mãos chicote e na cabeçorra a memória viva de Bete Mendes, Jose Eudes e Airton Soares.
    O PT não quer deixar para depois, se pode transformar hoje, o Brasil em Venezuela!
    Os petistas estão enquadrando o MP, STF, candidatos a presidência e tudo que não for a favor.
    Será que esse pais vai acabar num império bestial !?
    Já vai para 10 anos que montaram o picadeiro. Está tudo dominado, já estão até com correspondente no NYT.
    Vamos chamar o sindico!

  21. Dos blogs que acesso quase todos têm apresentado semelhante problema (políticos, religiosos, etc.- e não tem dúvida que de que se trata de ação criminosa).

  22. O que eu posso acrescentar é que a internet tem incomodado bastante aqueles que estão lutando contra a democracia, pela censura à imprensa, pela proibição do Ministério Publico de investigar crimes, pela formação de novos partidos, etc,etc,etc

  23. Vamos lá, Sr. Newton!

    Estamos acompanhando com muito pensamento positivo.

    Viva a Tribuna da Imprensa!

    Ps.: Ia tecer alguns comentários ontem, mas, não foi possível.

  24. Para mim, houve um ataque ao blog. Nosso Judiciário também está sendo atacado por condenados nacional e internacionalmente – como Paulo Maluf – Genoíno e João Paulo, integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (argh!!!). Querem transferir decisões para o Legislativo, através de mudanças na Constituição. Se isto prosperar, o Judiciário estará sendo fechado, pois não terá mais o que fazer. O Brasil está sob (forte) ataque! Nosso minério, a CEF, a Petrobras, o BB, tudo tudo tudo está sendo perdido para os gangsters que comandam o mundo.

  25. Como se diz : Nesse angum tem caroço !!
    Enquanto no teatro de operações vamos nos degladiando por uma idéia , um sonho, 55 bancos centrais principais do mundo se reunem para salvar o capitalismo do fosso em que se meteu, e a moeda não é o dolar nem o euro. Por traz desses 55 bancos estão as principais famílias bilhionárias do planeta, algumas são brasileiras, E o teatrinho democratico continua mas a verdade não aparece.

  26. Amigos do Blog,

    Este Blog não tem anunciantes nem patrocinadores. Para se manter, necessita de contribuições voluntárias, Não podemos deixar que o Blog pare de ser publicado.

    Faça sua contribuição nas seguintes contas:

    1) Em qualquer (Loteca) Caixa Econômica Federal (104); Agência -0211; Conta Corrente -323-4; Titular – Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91,

    2) No Banco Itaú; Agência 6136, Conta Corrente 12318-6; Titular – Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91.

    ESTE BLOG É LIVRE. CONTRIBUA PARA MANTÊ-LO LIVRE.

  27. O judiciário não é um poder independente, porque então o presidente da república tem que indicar o ministro do stf, não entendo, é por isto que acho que deveria haver eleição para ministro do stf, aí sim seria uma democracia.
    O planalto coloca que talvez esteja de acordo com suas convicções e ainda tem que passar pelo crivo do senado e não com o desejo do povo, é preciso que haja outro forma de demonstrar a tal democracia, que no Brasil está longe.

  28. Realmente preocupantes os “problemas técnicos” do BLOG da Tribuna da Imprensa. Entretanto, o Blog seguirá em frente informando seus leitores com a qualidade habitual. Quando se trabalha com amor e ideal, nada e ninguém pode impedir a continidade do processo do conhecimento. Prefiro por hora, acreditar nas palavras otimistas do advogado Jorge Beja.

  29. Caro Jornalista

    Desde domingo que não consigo entrar no blog, sempre com problemas. Quando entrava, os comentários não iam nem com reza brava…eh!eh!eh.

    Ontem, então foi fatal, o blog definitivamente saiu na minha tela. Voltando ao normal hoje.

    Vamos em frente…., a luta continua.

    abraços.

  30. Semhores,apesar da minha ignorancia tecnica dos assuntos de informatica, não tenho nenhuma duvida de onde parte esta sabotagem contra a Tribuna da Imprensa na Internet. Os lullistas querem reprimir de qualquer maneira, modo, ou forrma, a oposição que seja feita a seus desmandos governamentais, principalmente os bravos patriotas que não temem denunciar as falcatruas cometidas pelos asseclas do Partido da Trapaça. Coitado do povo brasileiro.Depois dessa investida contra o STF, o que esperar? Vai todo mundo ficar passivo e na posição da avestruz?É hora da grande reação pelo bem do Brasil!

  31. Aqui em Sousa-PB, há o Blog do Perisse (do Fernando Périssé => Perissê), um carioca que se radicou neste interland paraibano, vinculando-se a movimentos populares. É craque em computação (inclusive em computação gráfica), freguês habitual dos harckers, ao que consta ‘contratados’ pelos seus desafetos: o prefeito anterior, seus secretários e quejandos, o governador e os seus.
    Recentemente, voltou a enfrentar os ataques dos harckers, respondendo o blogueiro com um amplo contra-ataque, denunciando desmandos políticos-administrativos, inclusive acionando judicialmente o governador, seu sec de saúde, a diretora do Hospital Regional (estadual). E ainda: o atual prefeito – a quem apoiou condicionalmente – secretários, vereadores da ‘situação’ e da ‘oposição…

    Seus tels são públicos: (83) 3521-1105(ÔI) e 8835-2795(ÔI) e 9100-3777.

  32. A Quaresma e os fenômenos sobrenaturais em tempos de Rene Descartes e da Tia Zulmira
    (ou uma versão livre do apagão do blog da Tribuna da Imprensa)

    Para quem de peixes-miúdos fritos, torresminhos, angu-e-capiçoba de arredores do Manicômio de Barbacena (A Cidade das Flores), fez menu dileto, não guardará nas vísceras e memória lembranças de um dia sequer de carteira ao rés de coisa amorfa e inominável, assim, óbvio, embora não um Eike Baptista no mundo das representações simbólicas, acabei imunizado das seduções das benesses do Poder, sobretudo das inerentes às debutações políticas partidárias ou agentes de investiduras de cabo-eleitoral. Assim quando de comer calango, fí-lo por farra, já em casos outros de natureza imperativa de sobrevivência, tais as de alguns personagens dos nossos tablados da representação política em busca e manutenção das benesses do Poder, por certo, – sabedor que tem gente de olho gordo no meu jatinho e alcova de Sultão, cagando-e-andando para o aforismo que Deus-não-dá-asas-à-cobras, tratando ouvido de bispo por penico, tacapês-em-riste, vernacularidades aos beiços, teclados mil e escutas telefônicas -, faria coisas de corar faces de pedras e botar diabos em desorganizadas retas de fugas…no mínimo, por imodesta generosidade e conveniências íntimas, providenciaria estadia à 0800 para todos em um belo e isolado balneário de padrão tipo Ilha Fernando de Noronha. Há de convir-se, no blog da TI, já não bastassem insones (sonâmbulos) paladinos/guerreiros quixotescos no tablado, lá na fundo-de-quintal, ALGO PERIGOSO, SINGULAR E INUSITADO GANHA VIDA, seja, um espaço onde A BRONCA-É-LIVRE, de tal modo, as questões inserem-se no cotidiano, ganhando contornos palpáveis, vezes que inerentes a todos leitores, inclusive gente de pose fotográfica passando-se por Fulano Ciclano de Tá e Vira, fidalgo do Principado de Rápido Que Atrás Vem Gente. Vá lá, por carecer de tempo hábil, meu contato mais demorado e atualizado com o Pensamento Brasileiro e a escrita em Idioma Português, tem se resumido nos últimos 40 dias, em algumas teses de mestrado e doutorado da meninada brasileira entremuros universitários, raramente alguma coisa no Observatório da Imprensa, no mais, aqui no blog da TI, embora os recursos disponabilizados pelo desdém e o deboche, é no espaço reservado aos comentários dos leitores onde encontro campo para meus exercícios de memorização e percepção da realidade brasileira, sobretudo para dar-nomes-aos-bois no pasto e outras espécies, inclusive às de origem extraterrestres e sobrenaturais. Sui generes, enriquecedor, aqui no fundo-de-quintal, em alta-quaresma, vale quase tudo, até mula-sem-cabeça, lobisomi, alma-penada e sandeu, recebe tratamento de gente (e, gente fina!). Asi, na mera hipótese de finar-se o blog da TI, abriu-se aos horizontes de Pindorama abismos que pela avançada idade já não reúno folêgo e pernas suficientes para ultrapassar… no caso de confirmar-se, restar-me-ia, por cá, o gosto amargo da solidão e dobra-me aos rituais fúnebres dos sonhos…encilhar os cavalhos, pedir o boné, meter o rabo entre as pernas e sumir no mundo…aqui não voltar mais não. Surtei?

    (Rio, 27.04.2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *