Com Olimpada, campanha eleitoral se altera

Pedro do Coutto

Com a vitria da Cidade do Rio de Janeiro na disputa para sediar as Olimpadas de 2016, fenmeno que acrescenta ainda mais popularidade ao presidente Lula, a campanha eleitoral de 2010 necessariamente ter que passar por uma reviso. E no s a voltada para a presidncia da Repblica, mas tambm todas que vo se desenrolar nos Estados. O presidente da Repblica tornou-se um centro de polarizao ainda mais forte o que torna praticamente impossvel que seu governo possa ser combatido nas ruas. A posio ter que buscar novos enfoques para no colidir com o pensamento coletivo, choque que somente poder retirar-lhe preciosos votos. Inclusive, a repaginao bsica da campanha poltica no se restringe ao plano federal.No. Espalha-se pelos universos estaduais. H, sem dvida, um novo clima, um novo panorama, uma nova realidade envolvendo o pas. O eleitorado tem razes para se emocionar, seguindo o exemplo do prprio Lula que foi at as lgrimas da vitria no momento em que o Rio tornou-se em Copenhague a capital olmpica do mundo em 2016.Contra fatos no h argumentos.No se pode brigar com a realidade.No quero dizer com isso que o governo j esteja vitorioso por antecipao e que tenha se tornado imbatvel no ano que vem. O que sustento que a conquista, sem sombra de duvida histrica, vai obrigar a uma reformulao de teses e conceitos. De nada adiantar ser contra por ser contra, como acontece geralmente no processo poltico. Restries evidentemente podero ser feitas, porm com o cuidado de no produzirem, para os crticos, efeitos contrrios no rumo do voto e do povo. Exatamente por isso que a campanha que se aproxima, e que na prtica j comeou, sobretudo a partir do momento em que o deputado Ciro Gomes transferiu seu domiclio eleitoral para So Paulo, exigir uma reviso das mais amplas. A ministra Dilma Roussef ressurge com fora e, claro, vai aproveitar o novo panorama.

Ciro Gomes, sem dvida, perde impulso como um nome presidencivel e ganha ritmo para disputar o governo de So Paulo com Geraldo Alckmim. No estivesse esta perspectiva entre as cogitaes possveis, sua e de seu partido, o PSB, evidentemente no teria se transferido do Cear, que j governou, para a terra paulista. Permanecer no Nordeste seria a melhor resposta que poderia fornecer s especulaes que sinalizavam para a estrada que leva ao Palcio Bandeirantes. Mas fez precisamente o contrrio. Ciro Gomes, seja qual for sua deciso final, tornou-se uma pea importante no enigma que se coloca, mesmo no pontuando bem em So Paulo. Neste caso, soma para Dilma. Porm no a nica. H outras questes igualmente essenciais, ainda na esteira da escolha do Rio. Uma delas a postura a ser adotada pelos candidatos aos governos estaduais ao longo de suas campanhas, principalmente, bvio, a que vai se desencadear atravs dos horrios gratuitos da televiso. De um lado, o otimismo. E de outro? A est uma pergunta interessante a ser respondida e equacionada pelos estrategistas da oposio.

Lula, evidente, vai usar o xito de sua administrao, seus programas sociais, e agora a vitria olmpica como argumentos. O que podero e devero dizer os que lhe so contrrios?n Este o principal enigma de um processo eleitoral que vai se desenrolar numa atmosfera absolutamente singular. Sobretudo porque no so somente os Jogos Olmpicos que iluminam o palco, mas tambm a Copa do Mundo de 2014. Um xito popular atrs do outro. Eventos positivos, um atrs do outro, numa sequncia impressionante que comeou com o Panamericano de 2007. verdade que o esporte no esgota a pauta poltica em lugar algum do mundo. No esgota, verdade. Mas acrescenta uma atmosfera de entusiasmo e orgulho. A oposio ter que disputar dentro desse quadro e buscar um novo caminho. Ter que repensar o confronto e o combate.

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