Copa do Mundo de 2014, Olimpíada de 2016

Já começaram a lamentar, que com a tragédia de agora, “o Rio não poderá sediar a Copa do Mundo e a Olimpíada”. Primeiro que a Copa do Mundo é no Brasil e não no Rio. Aqui será a Olimpíada e temos e teremos condições de realizá-la.

Além do prazo para a recuperação, cabralzinho e eduardinho não estarão mais aqui, portanto uma parte do possível impedimento terá sido removida.

Países e cidades que tiveram problemas com antecedência, fizeram Copas e Olimpíadas magníficas. Vou citar apenas a Alemanha, Olimpíada de 1972, Copa do Mundo de 1974, eu estava lá.

Quando houve o massacre de judeus, em Munich (sede da Olimpíada), o mundo se voltou contra Copa do Mundo de 1974, muitos dirigentes afirmaram: “Não jogaremos essa Copa na Alemanha, não existe a menor segurança”.

A Alemanha garantiu que a segurança seria total, isso dito por dirigentes esportivos e do próprio país. Foi impressionante. A segurança fora dos estádios, irrepreensível. E dentro deles, um fato que eu jamais havia presenciado: policiais de japona verde, colados uns aos outros, de costas para o campo, olhando fixamente para surpreender qualquer movimento suspeito.

Cachorros treinados, um para cada policial, tudo na mais perfeita paz. Esses policiais não viram o jogo, chegando em casa, se a mulher e filho perguntassem o resultado, não saberiam dizer.

***

PS – Agora, com 4 e 6 anos de antecedência, querem levantar as maiores suspeitas sobre o Brasil (2014) e o Rio (2016).

PS2 – O Brasil foi eliminado pela Holanda, (na semifinal, em Dortmund) não pelo temor da insegurança, mas sim pelo medo do adversário. Perderam por causa disso. E a propósito: até hoje não esqueço da violência do jogo. Dos dois lados.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *