Datafolha indica que Lula avança ainda mais e hoje não haveria nem segundo turno

Pesquisa aponta que Lula tem 48%; Bolsonaro, 27%; Ciro, 7%

Pedro do Coutto

Pesquisa do Datafolha , concluída na manhã de quinta-feira e comentada no final da tarde pela GloboNews, foi destacada também no O Globo, edição desta sexta-feira, em reportagem de Bernardo Mello, Lucas Matias, Bianca Gomes e Sérgio Rôxo. O levantamento aponta que se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula da Silva alcançaria 48 pontos contra 27 de Jair Bolsonaro e 7 pontos de Ciro Gomes.

Em matéria de votos úteis, ou seja, retirada a parcela de 7% dos que se dispõem a anular ou votar em branco, Lula teria 54%, contra 30% de Bolsonaro e 8% de Ciro Gomes. O quadro sucessório, a meu ver, parece estar definido, não vendo a necessidade de Simone Tebet firmar alianças com candidatos a governos estaduais. Ela surge na pesquisa do Datafolha com apenas 2% das intenções de votos.

DIVISÃO DO VOTO – Mas a pesquisa revela dados importantes. Mais uma vez fica nítida a divisão do voto por classes sociais na medida em que desce a renda dos eleitores e eleitoras, Lula sobe. Na medida que sobe a renda dos entrevistados pelo Datafolha, Bolsonaro melhora.

Esse dado de divisão por classes sociais, foi focalizado em meu livro “O voto e o povo”, de algumas décadas atrás. A divisão dos votos por segmentos sociais é fundamental, sobretudo porque a grande maioria do eleitorado brasileiro é formada por grupos de renda menor. Afinal de contas, estamos em um país em que 60% dos que trabalham ganham de um a dois salários mínimos, a meu ver incluída a parcela dos que não chegam a receber por mês o piso fixado na lei.

Temos, porém, que levar em consideração que entre os que têm renda familiar superior a dez salários mínimos, Bolsonaro atinge 42% contra 32% de Lula da Silva. Mas entre as famílias cuja renda mensal vai até dois salários mínimos, Lula tem 56% e Lula 20%. O Datafolha fez a pesquisa também junto aos evangélicos, onde Bolsonaro leva vantagem com 39% contra 35% de Lula da Silva.

VANTAGEM  – Na região Nordeste, a vantagem a favor de Lula da Silva se amplia, ele tem 62 pontos contra apenas 17% a favor de Bolsonaro. Inclusive, entre os beneficiários do Auxilio Brasil (R$ 400 por mês), Lula chega a 59 pontos contra 20% de Bolsonaro. Entre os jovens de 16 a 24 anos, Lula mantém a dianteira com 58% contra 21% de Jair Bolsonaro. O quadro parece estar cristalizado e sua divulgação representa uma ducha fria lançada sobre o Planalto.

Importante o efeito consequente, que são as alianças para os governos estaduais fora das correntes que apoiam Lula e Bolsonaro. Por isso, não vejo condições de Tebet decolar. Os outros candidatos pré-existentes têm uma pontuação fraca.

Enquanto isso, numa entrevista ao O Globo, Guilherme Caetano e Ivan Martinez-Vargas, o candidato bolsonarista ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acredita que disputará o segundo turno com Fernando Haddad pelo governo paulista. Mas acrescenta um ângulo importante em relação ao panorama político. “Se perder a eleição, Bolsonaro passa a faixa a Lula da Sila”, afirmou.

FOME NO BRASIL –  Na edição de quinta-feira, dia 26 de maio, Fernando Canzian, Folha de S. Paulo, escreveu extensa matéria, muito boa, focalizando o aumento da fome no Brasil que de 2014 para 2021 subiu 33% para os homens e 37% para as mulheres. Em 2014, era de 14% para os homens e 20% para as mulheres.

A causa principal do problema está na falta de dinheiro para adquirir alimentos numa escala bastante alta que chega a 70% dos casos de insegurança alimentar.  Portanto, verifica-se que a liberação de preços e a estagnação de salários e do desemprego são as causas essenciais que conduzem à fome parte muito grande da população brasileira.

PLANOS DE SAÚDE –  A  Agência Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, autorizou no final da tarde de quinta-feira, o aumento dos planos de saúde individuais e familiares na ordem de 15,5%. Cinco por cento acima da inflação registrada em 2021. As razões são o encarecimento dos insumos, dos serviços médicos e também da frequência maior à assistência de saúde, incluindo interações.

Luciana Carneiro e  Poliana Bretas, O Globo, comentam muito bem o tema. Um dos reflexos que o aumento produzirá certamente é o risco de segurados não poderem pagar o acréscimo, pois como sempre digo, os salários estão estacionados.

24 thoughts on “Datafolha indica que Lula avança ainda mais e hoje não haveria nem segundo turno

  1. Rapaz, dá uma preguiça danada. Mas esse petista é de lascar. Me reponde só uma pergunta. Só uma. Se vocês são realmente honestos, responde.
    A Dilma é senadora? É?

    O Datafolha há três dias da eleição dizia que ela seria eleita. Tinha 80% nas pesquisa. 80%.

    Diz que é fake news. Diz.

    Há país vagabundo.

  2. Alguém, novamente, soltou o cavalo, conforme:
    “*REFLEXIÓN DEL CABALLO*
    Una vez un caballo estaba amarrado y se jaloneaba para soltarse, y vino un demonio y lo soltó.
    El caballo se metió en la finca de un campesino y comenzó a comerse la siembra.
    El dueño de la finca se enojó tomó su rifle y mató al caballo.
    Entonces el dueño del caballo también se enojó tomó su rifle por venganza mató al dueño del la finca.
    Después la mujer del dueño de la finca lo vió y mató al dueño del caballo.
    Entonces el hijo del dueño del caballo se enfureció fuertemente y mató a la Mujer del dueño de la finca..
    Los vecinos enardecidos, mataron al Muchacho y quemaron su casa; entonces le preguntaron al demonio;
    ¿Porque hiciste todo eso?
    El demonio respondió, *yo sólo solté al caballo*

    _MORALEJA_

    EL Diablo hace cosas simples, porque sabe que la maldad está en nuestros corazones y solitos hacemos el resto.
    Por eso es bueno pensar antes de actuar, no sea que una cosa sin importancia cause mucho daño.
    Recuerden: la palabra tiene poder, para dar vida y para dar muerte, para bendecir o para maldecir…
    *Piensa antes de actuar*
    *Piensa antes de hablar*
    *Piensa: Porquê soltaram al caballo?

  3. MENTIRAS PUBLICADAS EM CONSÓRCIO INFESTAM AS REDES SOCIAIS, MAS O CRIMINOSO CONDENADO NÃO SAI ÀS RUAS PARA COMEMORAR. POR QUE?

    Datafolha indica ex-presidiário “avança”. Teria (inventados) 48%; amanhã 80% e até as eleições 100%. Roubam até opiniões.

  4. Os picaretas NARCO-socialistas estão certos que vão PROCLAMAR Lula da Silva, o chefe da sucursal brasileira do narcotráfico, Presidente do Brasil independente do voto dos eleitores. Só falta combinar com o povão: religiosos, motoqueiros, caminhoneiros, agricultores, pecuaristas, vaqueiros, cavaleiros, pedreiros, lixeiros … enfim, com essa gente patriota que levanta às 5 da manhã, faça frio ou faça sol, para movimentar a economia do país e sustentar o Estado perdulário e os parasitas vermelhos, que infectam e desmoralizam o serviço público.

    Antes de votar, lembre-se das palavras do chefão do PCC: “mano, nóis tinha u’as cunversa cabulosa c’um PT”. E mais, não digo.

  5. Faltam 4 meses para às eleições, a maioria do povo não está ligado na política devido a sua necessidade de sobrevivência. Quando o pesquisador pergunta em quem vai votar, essa maioria de eleitores vota no mais conhecido e mais badalado, haja vista a eleição de jogadores de futebol, artistas famosos e apresentadores de televisão DE programas sensacionalistas.
    Essa é a razão de elegerem despreparados, enganadores e corruptos para comandarem a nação. Essa maioria é incapaz de fazer comparações entre os candidatos, analisando seus antecedentes, boa experiência política, biografia política, honestidade e principalmente a credibilidade.
    Bolsonaro, não existe como pessoa humana e como político, dispensa comentários
    Lula deve manter o mesmo sistema do Bolsonaro, já disse que vai manter o mesmo Presidente do Banco Central e esta aliado o que existe de pior na vida política brasileira, como Gedel Vieira, Renan Calheiros, Eunício Oliveira etc. O sistema vai permanecer o mesmo que interessa a classe política atual e a mídia.
    Porquê existe fome nos países pobres, se a terra é generosa e tudo se plantando dá? Falta vontade política.
    Porquê existe fome nos países que produzem grande quantidade de alimentos, como grãos e proteína animal? Falta coragem dos mandatários de ir contra o capitalismo selvagem, que o mais importante é o lucro que os alimentos dá do que a fome do povo. Isso interessa aos políticos populista, que usa a ajuda (bolsa ou auxílio) à essa população e angaria simpatia e consequentemente votos.
    Essas ajudas em dinheiro às populações mais pobres deveria ser uma atribuição de governo e não de Presidente da República, que cada um usa de acordo com seus interesses.

  6. RENDIÇÃO JÁ, em prol da Revolução Pacífica do Leão, a Mega-Solução, via Evolução, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, com Democracia Direta e Meritocracia, a nova política de verdade, a Nova Via Extraordinária, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, porque evoluir é preciso, pela redenção da política, do Brasil e do povo brasileiro, é a única saída política por cima, honrada e honrosa para as forças armadas, antes que a república desabe de podre sobre todos, culpado e inocentes. E DAÍ, FORÇAS ARMADAS, armas, poder e soldados vocês têm, em profusão, mas será que vocês têm a coragem e o desprendimento, que o partidarismo não tem para conversarmos seria e democraticamente sobre a Mega-Solução definitiva para o Brasil e o povo Brasileiro, para os próximos 500 anos, via Evolução, como propõe a Revolução Pacífica do Leão, a Nova Via Extraordinária, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, com Democracia Direta e Meritocracia, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque liberdade não é utopia e, sobretudo, porque evoluir é preciso, que implica em transformar a federação Deodoriana-Floreana-Barbosana, exaurida e vencida, em confederação e a democracia partidária-indireta-representativa em Democracia de Verdade, Direta, com Meritocracia ? O problema do militarismo e do partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, é o prazo de validade vencido há muito tempo. Será que ainda não estão satisfeitos com os 132 anos de domínio, tutela, fake news, mentiras, enganações e mamatas às custas do sangue, suor, vidas e lágrimas do sofrido povo brasileiro, mais quebrado do que arroz de terceira ? https://www.cartacapital.com.br/politica/militares-sugerem-ameaca-da-china-ao-brasil-via-guiana-e-insistem-na-conspiracao-do-globalismo/?fbclid=IwAR1wZpFFwH1fhuPF38oCBmgFNNxJQlDR4g4AeC1xfzYmyy0GNS1T4cAn224

  7. Lula será presidente, como seria na eleição passada se não houvesse um juiz ladrão e uma quadrilha de bandidos no Judiciário.
    Ponto.
    O choro é livre.

  8. A considerar-se a pesquisa com dados corretos e verdadeiros, teríamos menos de 15% de eleitores com cabeça funcionando!
    Assim, o Brasil estará perdido!
    Ciro e Simone precisam se unir já e apresentar programa de governo forte, com medidas saneadoras e combate a corrupção.
    Os dois canalhas e corruptos, não tem o que oferecer e não resistirão aos debates, se aparecerem para realizá-los.

    Fallavena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.