Jair Bolsonaro é o maior responsável pelo Brasil mergulhar novamente na recessão

Jair Bolsonaro Sobrevoa Avenida Paulista em São Paulo

No 7 de Setembro, expectativa do golpe derrubou a economia

Vicente Nunes
Correio Braziliense

O presidente Jair Bolsonaro é o maior responsável pelo fato de o Brasil mergulhar novamente na recessão. A queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano, depois de retração de 0,4% nos três meses imediatamente anteriores, foi sacramentada pelos movimentos golpistas do presidente no Sete de Setembro.

Desde que começou a propagar a possibilidade de um golpe, convocando aliados para tomar as ruas e incentivando ataques ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro alimentou uma onda de incerteza que fez o dólar disparar, as empresas botarem o pé no freio dos investimentos e os consumidores frearem as compras.

RESULTADOS DANOSOS – Está tudo amarrado. Ao criar um clima de instabilidade institucional, o presidente levou o dólar para próximo de R$ 5,50. Nesse patamar, os custos das empresas dispararam e o jeito foi repassar parte desses aumentos para os consumidores. O resultado foi uma inflação surpreendente, que corroeu ainda mais a renda dos brasileiros, já afetados pelo desemprego elevado.

CRESCIMENTO ZERO – O presidente criou esse ambiente hostil e  não há como se falar em crescimento econômico. Os agentes que poderiam estimular a atividade olham para o horizonte e não veem segurança e confiança. Nem para investir, nem para consumir.

O pior é que não há perspectivas de melhoras tão cedo. Por causa da inflação alta, de mais de 10%, o Banco Central foi obrigado a pesar a mão sobre os juros.

De 2%, no início do ano, a taxa básica de juros deve encerrar 2021 acima de 9%. Em nenhum lugar do mundo se viu um aperto monetário tão forte em tão curto espaço de tempo. Como se sabe, o impacto da política monetária na economia varia de seis a nove meses. Portanto, o efeito do aperto na atividade ainda nem começou. .

E A PANDEMIA? – É importante ressaltar, ainda, que a pandemia está longe de acabar, dado o surgimento da variante ômicron. Isso, por si só, deixa o ambiente econômico mais turvo, apesar do avanço da vacinação no país. A economia global vai desacelerar. E isso afetará o Brasil, que já está em recessão técnica.

Seria de bom tom Jair Bolsonaro dar uma contribuição ao seu ministro da Economia, Paulo Guedes, que insiste no discurso de recuperação em V da atividade econômica.

Se continuar jogando contra, insuflando um ambiente de incertezas, o presidente vai confirmar o que muitos economistas já veem como probabilidade alta: uma queda do PIB em 2022, ano de eleições.

19 thoughts on “Jair Bolsonaro é o maior responsável pelo Brasil mergulhar novamente na recessão

    • O Lula e Dilma doaram à Cuba, Venezuela, Moçambique, Nicarágua etc. mais de US$1,5 bilhões que nunca voltarão.
      O povo (Tesouro) pagou a conta.
      Agora vem uns malucos querendo lacrar culpa no JMB.

  1. Não há mais nada a comentar. Nosso presidente não podia ser pior, seus ministros são uma lástima, Nossos políticos, em quaisquer níveis, são uma desgraça. O Brasil é alvo de chacota lá fora.

  2. O ilustre articulista coleciona uma série de evidencias reais, porém decorrentes do comportamento da nossa sociedade e do meio politico que ela elege.
    Vivemos a gloria da mediocridade!
    Proposta de retomar desenvolvimento e elevar o País à uma condição de importância, ninguém discute. Aliás, quem se mete a falar nosso é um “chato”.
    O articulista perdeu uma bela oportunidade de levantar o assunto. Discutir desenvolvimento e democracia. Alertar, criticar e propor novos comportamentos, procedimentos e politicas. O artigo é mais do mesmo. Isto é, mais um militante a bafejar sem comprometimento e responsabilidade.

  3. Após dois longos anos berrando “FiqueEmCasa, otários, “a economia a gente vê depois”, o jornalismo alugado ao narco-socialismo tucano-petista tenta inculpar Bolsonaro por aquilo que ele próprio causou. Por isso a imprensa corrupta perdeu toda a credibilidade. Na hora que o Presidente autorizar a distribuição da grana pra esses vagabundos comprarem a sua ração diária de coca, param de criticar o governo.

    • Os “cumpanheiros” do Leblon e Vila Madelena vão ficar felizes da vida, e dar pulinhos de alegria.
      Adoram “verbas públicas” para comprar sua erva-doce….

  4. Inverter o significado do sete de setembro beira a idiotia perniciosa.
    Maluf ao perder uma eleição declarava, com os votos que tive me sinto um vencedor.
    Um outro idiota pontificava que a vaia era o aplauso de quem não gostou.
    Já uma senadora de agora vaticinou: A cada mulher que morre no Brasil, duas são negras.
    E assim Macunaíma vai deixando o seu legado.

  5. Se continuar jogando contra, insuflando um ambiente de incertezas, o presidente vai confirmar o que muitos economistas já veem como probabilidade alta: uma queda do PIB em 2022, ano de eleições.

    ISTO É RUIM PRO BOLSONARO! NESTA ALTURA DO CAMPEONATO, TUDO QUE FOR RUIM PRO BOLSONARO É BOM PARA O BRASIL! ESTAMOS PAGANDO O PREÇO POR TERMOS ESCOLHIDO UM AVENTUREIRO VAGABUNDO E INCOMPETETENTE NAS ELEIÇÕES DE 2018.AGORA, TEMOS QUE AGUENTAR FIRME E DEIXAR DE ERRAR NAS ELEIÇÕES.

  6. Começo a achar que o custo Bolsonaro para se retirar o bando PTralha do poder teve um custo muito acima do esperado. Bolsonaro ser um político profissional zero a esquerda era de conhecimento de todos, mas a sua pouca capacidade intelectual para compreender o quadro brasileiro e o gerir surpreendeu mais do que o imaginável.

  7. O Brasil é o que é graça a altíssima intelectualidade esquerdistoide que comprava refinaria enferrujada, doava a boa e mandava nossa grana para as outra altas intelectualidades canhestras de cara e fatos vermelhos.
    Como era bom mamar na Viúva Vermelha, e os mamíferos descarados ainda passavam a mão nos fundos dela.
    Bando de hipócrita é o que sois!

    • Como era bom mamar na Viúva Vermelha

      Que o diga a corjinha vermelha-rosa de fumadores da erva-doce dos Apart-Mansão da Vila Madalena e Leblon…
      E mamaram muito, segundo alguns passou do Trilhão…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *