Lula conseguiu acentuar o incio da campanha

Pedro do Coutto

Claro, sob a luz da lei, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo, tem razo quanto antecipao da campanha eleitoral com a visita do presidente Lula, da ministra Dilma Roussef, do governador Acio neves e do deputado Ciro Gomes s obras de transposio e redirecionamento do rio So Francisco. Mas, concretamente, muito difcil geralmente separar-se as aes administrativas dos impulsos polticos.Afinal, como ser possvel a Justia,no caso Eleitoral, impedir a desenvoltura com a que atua o presidente em todas as frentes que inclusive lhe tm sido abertas no plano do sucesso.Questionar-se a presena da ministra chefe da Casa Civil, teoricamente procedente.Mas como bloquear sua presena? Impossvel. Teria que haver uma deciso requerida por algum partido poltico adversrio. Mas neste caso,ela teria sua imagem realada,vtima do temor de seus adversrios. Cresceria junto opinio pblica. Alis, detonando a campanha eleitoral e recebendo a censura do presidente do STF, o episdio no poderia ser melhor para o governo. Muitos, claro, identificaram o carter eleitoral da visita de trs dias s obras. Outros tantos, no. Porm agora como fato sublinhado pelo presidente da Suprema Corte, a investida tornou-se facilmente acessvel a todos. Mais uma vez, Lula atingiu plenamente seu objetivo. Some-se a isso os xitos que tem alcanado simultaneamente nos planos interno e externo, mas sempre repercutindo com intensidade no pas, e teremos a viso de um panorama altamente positivo para o Palcio do Planalto.Na realidade, a campanha ser longa, na exata medida da estrada a percorrer a disputa efetivamente comeou com antecedncia de pelo menos oito meses.Lula encostou a oposio no corner.E deste ngulo ela no est conseguindo sair, livrar-se da presso.

Esto faltando fatos e, sobretudo argumentos. PSDB e DEM ainda no encontraram um ponto certo de resposta, no localizaram argumentos para contestar os xitos do governo e tambm no tentou incorporar-se a eles, sobretudo em termos politicamente vlidos. Negar por negar no vai funcionar junto ao eleitorado. Alis no est funcionando, como certamente as prximas pesquisas vo assinalar.Jos Serra estacionou na sua faixa tradicional, o que proporcionou a Acio neves procurar apresentar-se como uma alternativa para amanh,j que as campanhas tucanas de ontem no revelaram avanos em 2002, tampouco em 2006. E agora as condies so mais adversas ainda. Est faltando espao para uma ao oposicionista coordenada. Inclusive j surgiram divergncias entre o PSDB e o DEM. Numa campanha presidencial, evidentemente a presena de Acio Neves, inclusive pela juventude que o marca, mais motivadora que a de Jos Serra. Mas o governador de So Paulo possui uma posio cristalizada. O impasse para as oposies ainda est, em sntese: praticamente impossvel substituir Serra, sob o risco de um desmoronamento. A menos que se retirasse da disputa. Mas no se pode desenvolver qualquer anlise lgica a partir de tal perspectiva, demasiadamente rmora.

O panorama continua estacionado. E neles as oposies tambm. Talvez aguardando um momento oportuno. Mas enquanto tal instante no surgir, Lula continua seguindo em frente e subindo. Importante assinalar que ele est conseguindo, no apenas transferir uma parcela sua de votos, mas a sua prpria imagem para Dilma Roussef. A meta fazer passar ao inconsciente coletivo que votar em Dilma a mesma coisa que votar nele. Interessante este tema. Em termos de marketing.

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