Nesta terça-feira, das urnas americanas poderá sair um novo caminho para a humanidade

Joe Biden On Stranded Trump Supporters: "The Longer He's In Charge, The More Reckless He Gets" | HillReporter.com

O democrata Joe Biden continua à frente nas pesquisas

Pedro do Coutto

O título reflete em síntese o que penso a respeito do confronto direto entre as posições de direita e as do centro reformista. Na direita encontram-se fortes correntes extremistas . No cento reúnem-se as vertentes da moderação do poder e aquelas sintonizadas com reformas socioeconômicas, cada vez mais urgentes e relegadas no tempo.

A ciência levou o ser humano em 1969 a pisar na Lua, um grande salto para a humanidade que deveria ter sido acompanhado por reformas sociais. Afinal de contas, já são mais de 50 anos.

AVANÇO CONSERVADOR – A ascensão de Donald Trump à Casa Branca marcou sem dúvida um avanço conservador, que em muitos casos inclui a extrema ideológica na qual se incluem forças de conotações essencialmente antidemocráticas. Não que Trump não pratique a democracia. Mas sua ideia generaliza condições de retrocesso em várias partes do mundo sobretudo no Brasil. 

Portanto, a meu ver, uma vitória de Joe Biden significará uma acentuada descompressão para que o desenvolvimento econômico produza, não só a riqueza, mas o avanço nas etapas politicamente liberais.

EXTREMA ESQUERDA? – Como se sabe, a posição de extrema esquerda desapareceu no universo, exceção da Coreia do Norte e Cuba, mas deixou  de ser um projeto de poder em países como a China e a Rússia. São dois regimes ditatoriais, não há dúvida, porém que abandonaram a ortodoxia ideológica há pelo menos três décadas.

O Comunismo passou a condição de verdadeiro tigre de papel. Mas a extrema direita atual é muito mais ameaçadora, numa forma que assusta as pessoas que têm o pensamento voltado para a democracia e para a liberdade.

POLÍTICA DESUMANA – A extrema direita só tem a oferecer a ilusão calcada na força e na injustiça. Não tem compromissos com  o ser humano, velho conhecido nosso, cuja presença no universo político deve ser eternizada e revestida do respeito entre o poder e as classes sociais que sobrevivem sofrendo a pressão dos preços, do congelamento de salários, num processo sobre o qual recai a inflação disfarçada que tantos efeitos negativos traz sobre as classes sociais.

Portanto, acredito em uma vitória de Joe Biden cujo reflexo será bastante forte numa série de países, entre eles o Brasil. A política conservadora do governo Bolsonaro está contaminando o país. Das urnas americanas poderá surgir um novo caminho para a humanidade.

17 thoughts on “Nesta terça-feira, das urnas americanas poderá sair um novo caminho para a humanidade

  1. 1) Na antiga Rádio Jornal do Brasil AM, RJ, eu ouvia o excelente analista político e jornalista Pedro do Coutto,

    2) Terça-feira é o dia semanal de Santo Antônio. Já orei a Ele para a vitória do Biden !

    3) Que o democrata Joe “encontre” o Caminho da Casa Branca !

    4) Santo Antonio rege a Energia do Encontro.

  2. O LEÃO RUGE, O TEMPO URGE. Urge trocarmos o medo de errar pela vontade de acertar, opção que impus há minha própria vida desde cedo. PASSAR VERGONHA não é problema, até porque no Brasil, sob o teto da republica 171, sob o qual estou há 68 anos, não fazemos outra coisa senão passar vergonha, por nós mesmos, pelos outros, por isso ou por aquilo. Até por isso já viramos até um país sem-vergonha, ao que parece, que já não era visto como sério, aos olhos do estadista francês Charles De Gaulle, diga-se an passant. O PROBLEMA é passar fome, por causa de gente de barriga cheia às nossas custas, ou às custas do nosso suor, sangue, vidas e lágrimas, que é o que já está acontecendo de forma mais acentuada no Brasil, ao que parece, valendo lembrar que fui às compras ontem estrear a minha nota de lobo-guará e confesso que voltei para casa um tanto decepcionado, como cantou Raul Seixas, voltei pra casa zerado, sem dinheiro nenhum, com o carrinho meio vazio e produtos que deixam muito a desejar, com a sensação de que já estamos de fato na antessala da Venezuela, podendo chegar ao Haiti, e que, se não mudarmos esse percurso a nós imposto pelo militarismo e o partidarismo, politiqueiro$, seus tentáculos, velhaco$, seu establishment velhaco, o sistema podre e a velhacaria dos me$mo$, que aí está há 130 anos, dando as cartas e jogando de mão, estamos todos desgraçados, no mato e sem cachorro, no ar, sem escada e com a broxa na mão. E DAÍ. a necessidade imperiosa do Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, para mudar o rumo do Brasil, mudar o curso da nossa história e do nosso destino, ou seja, desviar o nosso percurso rumo à possível Nova Europa brasileira, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, pelo amor ou pela dor, de preferência com Deus na causa, porque evoluir é preciso, mas, sobretudo, porque não há mais o que fazer senão isso, ou isso, como, aliás, retrata o artigo a seguir cuja leitura na íntegra recomendo. https://www.brasil247.com/blog/com-trump-ou-com-biden-continuaremos-a-passar-vergonha

  3. A verdadeira miséria no nosso país chamado Brasil é a Corrupção Endêmica.
    Após os retrocessos legislativo, executivo e judiciário
    nos instrumentos de combate a Corrupção a grande maioria que votou no Bolsonaro, desiludiu-se e a meu ver, se ele conseguir a reeleição, aprofundar-se-á as tentativas da permanência do clã no poder o que será péssimo para a sociedade brasileira.

  4. CAMINHANDO PRO FINAL, A DISPUTA pela CASA BRANCA, TENDE A CONFIRMAR ESTE COMENTÁRIO, JÁ PUBLICADO POR MIM:

    Na política eleitoral, existe um efeito rebote comum a todas as culturas.
    -A princípio, a oposição, ávida por desbancar a situação, começa a usar a sua munição, exageradamente (em overdoses), para liquidar o adversário em tempo recorde, e assim cresce, cresce, incha…… Contudo, nem sempre, o apedrejado vai logo a nocaute.
    À medida que se aproxima a data da eleição, o arsenal dos opositores vai-se esvaindo, desgastando-se e eles se limitam apenas a requentar o que já foi dito, mas sem produzir o mesmo efeito. E, muitas vezes, acusações repetidas surtem resultado contrário; e até anulam, previamente, a repercussão de acusações inéditas, por mais verídicas e comprometedoras que possam aparecer.
    Nesse período, compreendido entre o esgotamento dos ataques oposicionistas, para o dia da votação, costuma acontecer isto:
    Sem tantas denúncias para deixá-lo superexcitado e estimulado a “vingar-se”, o eleitorado está mais sóbrio e reflexivo; vai ver que a coisa não é bem assim. Perceberá que foi induzido a fazer uma ponderação distorcida de quem se encontra no Poder, passa inclusive a supervalorizar os feitos do governante; e até vê-lo como “uma vítima que merece ser reparada por nós, os eleitores”. Reparação, aqui, subentende-se, votos!
    Quando o intervalo, entre o vazio do discurso oposicionista e o dia do sufrágio, é considerável; a reviravolta torna-se uma ameaça real!
    Se liga, hein! Você que está apostando cegamente em Joe Biden! O diabo é moleque, e pior será quando o diabo for loiro! Sem trapaça, pura psicologia de massa!

    https://g1.globo.com/google/amp/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/10/30/republicanos-reduzem-distancia-para-democratas-na-votacao-antecipada-nos-eua.ghtml

  5. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO, Analista Político/Eleitoral, Jornais: Correio da Manhã. O Globo. Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil, etc, Programas de Rádio/TV Globo, Rádio Jornal do Brasil, CBN, etc, Autor dos Livros: ” O Voto e o Povo ” 1966; “BRASIL, o fracasso do Conservadorismo” 1989; ” História Política do Estado do Rio de Janeiro” 1900; Professor Universitário e que nos honra com seus Artigos no TRIBUNA DA INTERNET ONLINE.

    Informa-nos o Sr. PEDRO DO COUTTO que é possível a vitória do Sr. JOSEPH BIDEN (77) PD, derrotando o Populista extrema-Direita Sr. DONALD TRUMP (74) PR, com mudança nos Caminhos da Humanidade.

    Pelo que tenho lido, todas as Pesquisas indicam que a Eleição, principalmente nos 8 Swing States, está “To close to call”. E que o apoio a BIDEN vem caindo lentamente a medida que se aproxima a Eleição de Terça-feira.

    Na nossa opinião, para Nós Brasileiros é melhor que vença TRUMP PR, dado já termos uma parceria com seu Governo.

  6. TAÍ MAIS AÇÃO TERRORISTA, PARA DELEITAR OS CÍNICOS, QUEM MAMAM NA GLANDE DO PIRATA NUCLEAR!

    EUA apreendem combustível iraniano enviado à Venezuela
    Mais de 1 milhão de toneladas de combustível foram apreendidos. Casa Branca acusa empresário do Irã que enviou a carga de ter vínculos com a Guarda Revolucionária iraniana.

    https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2020/08/14/eua-apreendem-combustivel-iraniano-enviado-a-venezuela.ghtml

  7. Nos EE UU existe a máxima da democracia, “a alternância do poder”. Então, ora estão os democratas no poder, ora os republicanos. Para nós aqui no Brasil, não muda nada, é sempre a mesma coisa, então não entendo como se preocupam com quem vai ganhar. Vai mudar o que????

  8. Que Joe Biden possa ser considerado um mal menor é uma tese aceitável. Mas dizer-se que ele possa abrir um novo caminho para a humanidade é um exagero sem tamanho, que no máximo reflete o peso desmedido que as coisas americanas assumiram na vida de todos nós. Até um passado relativamente recente não se falava assim, ninguém disse que a eleição de Bush em 1988 ou a de Clinton em 1992 iria mudar a humanidade.
    O que mudaria na prática? Trump deu continuidade ao imperialismo americano de governos anteriores e não há indicação de que Biden irá revertê-lo. A julgar por suas declarações, é mais que provável que Biden continue com a política de hostilizar a Rússia e a China, com prejuízos para a paz e estabilidade do mundo. Qualquer governo americano irá continuar a buscar a queda de governos que lhe desagradem mundo afora, sem se preocupar com o que acontecerá com as populações locais, como vimos com o caos criado no Iraque sob Bush Jr. e na Líbia sob Obama.

    • Se ele apoiar o novo caminho que está sendo proposto ao Brasil pela RPL-PNBC-DD-ME, já estará de bom tamanho, terá justificado a sua eleição.

  9. Prezado Pedro do Coutto!

    Breves ponderações sobre oseu artigo:

    1) A eleição de Trump em 2016 evitou a implosão dos EUA de forma generalizada (econômica-militar-social-…).

    2) Partido democrata não existe mais.
    Toda a sua ideologia é socialista.

    3) Biden é o fantoche da vez,que está no boslso
    dos chineses,a serviço da iinsana e satânica Nova Ordem Mundial (governo único ditatorial e totalitário mundial-vide China) -NOM.

    4) A pandemia do Covid-19 foi gerada pela China
    com a meta maior de impedir a reeleição de Trump.

    5) O comunismo na atual conjuntura tem outro nome: agenda verde.A NOM é a essência do comunismo.

    6) A eventual eleição do farsante Biden et caterva
    (que não acontecerá) seria de imediato o colapso
    monetário-financeiro com a desmonetarização do dólar (extinção da moeda),caos social generalizado,crise de abastecimento (falta de alimentos),desemprego em massa (maior de 40%) ,(…),a segunda guerra civil americana (Estado totalitário-população).
    /
    (…)
    Concluindo: A não eleição de Trump seria o fim da nação americana e a consolidação da N.O.M.

    PS-A fraude do homem na lua não termina nunca.
    É impossível um ser humano suportar a variação de temperatura (+150°C / -150°C) e principalmente a radiação solar 250/dia.
    PS2-O máximo de radiação que um ser humano
    resiste é de 1 REM/ano.

    PS3-Nenhum equipamento hidráulico,elétrico,
    ,eletrônico,máquina fotográfica,filmadora e filme,resistem a variação dessa temperatura.
    Como explicar as filmagens e fotos?
    Simples: tudo foi feito no deserto de Nevada/EUA.

    Pano rápido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *