O advogado de Clarence Darrow

Antonio Bezerra de Oliveira:
“O primeiro advogado foi Earl Rogers, que abandonou a defesa. No segundo julgamento, Darrow teria feito a própria defesa, passando a participar de causas criminais, com debates extraordinários”.

Comentário de Helio Fernandes:
Obrigado, Bezerra, pelo esclarecimento e por completar a ausência de minha memória. Agora me lembro de muita coisa, vou citar apenas o notável debate entre ele e o pastor William Jennings Bryan (o único cidadão do mundo ocidental, que foi candidato três vezes a presidente, nos EUA, e perdeu todas), por causa de um incidente numa cidadezinha no interior do Estado de Ilinois.

Jovem professor numa aula secundária, afirmou, “o homem descende do macaco”. Contaram aos pais, tremenda confusão, o pastor ex-candidato, advogado da cidade, Clarence Darrow defendendo o jovem professor.

Dominou o país, cobertura jornalística de todos os pontos. Foi maravilhoso, superioridade evidente de Darrow. Durou semanas, o pastor morreria logo depois do debate. Ele era admirável discursando, dominando multidões, não conseguiu convencer o eleitor (1896, 1900, 1908) de que seria bom presidente.

Desse debate surgiu um filme, “O vento será tua herança”, que gostaria muito de rever. Anos mais tarde, a Faculdade de Direito do Rio reproduziria o debate, com Tecio Lins e Silva (filho de Raul e sobrinho de Evandro) representando Clarence Darrow.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *