Piada do Ano ! Bolsonaro usou imagem de histórias em quadrinhos para divulgar lançamento de satélite

Fãs dos quadrinhos notaram a semelhança e denunciaram o caso

Deu na Folha

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma imagem das histórias em quadrinhos (HQ) da Liga Justiça, da editora americana DC Comics, para divulgar o lançamento do Amazônia-1, primeiro satélite brasileiro de observação da Terra.

Em uma publicação de rede social feita no dia 27 de fevereiro, Bolsonaro divulgou uma imagem com uma montagem que traz sua foto, a do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes e do satélite que originalmente aparece nos quadrinhos da DC (canto superior direito).

FOTOMONTAGEM – Na montagem de Bolsonaro, o satélite ganhou as cores verde e amarelo no lugar das cores originais (roxo e azul). A imagem original do satélite pode ser encontrada no livro “Justice League – The Ultimate Guide” (Liga da Justiça – o guia definitivo), que fala sobre as histórias do grupo de super-heróis. Personagens como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha fazem parte da liga.

Imagem do livro ‘Justice League – The Ultimate Guide’, da DC Comics – Reprodução/DC Comics

 

Fãs dos quadrinhos notaram a semelhança e denunciaram o caso nas redes sociais. Até o momento, a DC Comics não se manifestou sobre o caso. Não é prática da editora liberar uso de suas obras por personalidades políticas. A imagem do satélite dos quadrinhos, porém, não guarda semelhanças com o Amazônia-1.

O Amazônia-1 foi lançado na madrugada do dia 28 de fevereiro a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, no sul da Índia. Na terça-feira (2) rastreadores de satélite detectaram atividade do Amazônia-1 que indicava que o equipamento estaria girando fora de controle. Na quarta (3) o Inpe (Instituto Pesquisas Espaciais) afirmou que o satélite está funcionando normalmente.

5 thoughts on “Piada do Ano ! Bolsonaro usou imagem de histórias em quadrinhos para divulgar lançamento de satélite

  1. O Amazônia 1 começou a ser planejado ainda no governo Lula, o INPE chegou a prever seu lançamento para 2010, mas como tudo o que depende de verbas para ciência e tecnologia no Brasil a sua construção, que já vem sendo atrasou muito. Era para ser um conjunto de três satélites, o Amazônia 2 e o Amazônia 3 não estão sendo construídos por falta de verbas. Mas Bolsonaro não hesita em apresentar o laçamento como se fosse realização apenas do seu governo.lançamento omo

    • Ele se apropria de tudo que começou nos governos anteriores. E capaz até de mudar de nome, no caso de auxílio governamental, para chamar de seu…

      E infelizmente a Imprensa golpista endossa e não esclarece, especialmente quando sabem que o planejamento e projeto partiu de um governo petista…

  2. A equipe do Governo é tão amadora que comete deslizes e infringe a lei autoral…
    – Certamente a DC Comics vai processar por uso não autorizado. Se o processo for aberto nos EUA, será uma ação milionária…

  3. Lula ficou famoso pelo uso do “kit inauguração”: um púlpito desmontável, um aparelho de imagem/som portátil, uma folha de papel descrevendo o “projeto” e uma claque paga com fatias de mortadela. Era o suficiente para inaugurar obras Brasil afora.

    Mas, convenhamos, esse ministro astronauta é um oportunista. Deveria ser enquadrado pela patacoada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *