Por sua experiência administrativa e política, Ciro Gomes surge como o melhor candidato

Ciro Gomes | Jornalistas Livres

Charge do Edu (Site Jornalistas Livres)

José Antonio Perez

Posso ter ressalvas ou não ver Ciro Gomes como meu candidato ideal, porém é transparente sua superioridade intelectual e moral perante os outros dois que nesse momento polarizam a pré-campanha. Nem Lula e tampouco Bolsonaro tinham qualquer experiência administrativa, seja no setor público seja na iniciativa privada, quando chegaram ao poder, e pagamos muito caro por isso.

Lá atrás, por exemplo, eu já dizia sobre Lula, aqui na Tribuna da Internet, que a regra deveria ser assim: primeiro, administre bem São Bernardo do Campo;  em seguida, postule o governo do Estado mostrando o serviço prestado na prefeitura. Só depois, a Presidência.

SEM EXPERIÊNCIA – Nenhum dos dois polarizados ocupou cargos no Executivo antes do posto máximo da nação. Não por coincidência, ambos fizeram governos que deixaram a desejar, pois o país não cresceu expressivamente nem melhorou a distribuição de renda e a qualidade de vida. Teve apenas um voo de galinha em 2010, devido à forte elevação do valor da commodities.

Nesse aspecto, Ciro Gomes esbanja experiência. Para citar apenas um ponto positivo, já que hoje ele é nossa única esperança de não acabarmos de vez como nação, ainda me lembro dele no PDS governista, no final do regime militar.

Assim, fez o sentido inverso da maioria, que é de esquerda e/ou nacionalista quando jovem, mase termina pró-mercado e a favor de um estado mínimo, desde que esteja muito bem, com juros reais na estratosfera, vivendo de renda fixa e garantida.

OUTRO ASSUNTO – Sou contra reajuste para os servidores agora. A pandemia arruinou ainda mais as finanças públicas e nossa dívida atingiu patamares alarmantes. Milhões de trabalhadores perderam emprego e renda, milhares de empresas foram à falência, enquanto os funcionários públicos sequer tiveram algum desconto em seus contracheques durante toda a pandemia.

Como não puderam viajar, muitos pouparam nesse período. A grande maioria dos servidores passou dois anos em casa e por isso sou contra o reajuste agora.

Quando voltarmos a crescer, talvez. Agora o foco deve ser a retomada do crescimento, com ajuda aos mais necessitados e aos empresários em dificuldades. Acho justa a reivindicação dos funcionários públicos para recomposição das perdas, mas não agora.

15 thoughts on “Por sua experiência administrativa e política, Ciro Gomes surge como o melhor candidato

  1. Memória curta, ou mau intencionado.
    Lula assumiu com o FMI fungando no seu pescoço. A inflação de 2002 foi de 12,5%. O salário mínimo era reajustado em maio sem ultrapassar os US$ 100. Fora apagões, e outros gargalos.
    Mesmo bombardeado pela imprensa, o eleitor soube reconhecer o aumento da qualidade de vida e quer que tudo se repita.

    • Pela primeira vez eu concorod com vc Ronaldo, brasileiro tem memória curta. Em 2015 tivemos a pior recessão da história, depois a eonomia começou a andar com um crescimento de quase 1% ao ano. Essa recessão de 2015-2016 se deveu majoritariamente a decisões econômicas erradas tomadas durante o governo Dilma.
      Eu e você vivemos em um mundo completamente diferente, para você Lula é a encarnação de Jesus na Terra e o Governo do PT o pais estava melhor que a Belgica.
      Para mim, o presidente que deixou a casa mais arrumada de Sarney para cá foi Itamar, Lula e Bolsonaro são farinhas do mesmo saco e PT tem um projeto para se perpetuar no poder. O Brasil que se dane e o projeto de governo do Lula e se vingar de quem pos ele na cadeia. Para mim, lugar de ladrão e na prisão. Se esse país fosse sério, Bolsonaro seria companheiro de sela do Lula.

  2. O Ciro não é opção para nada. Um maluco que já passou do tempo e como uma enceradeira, gira, gira e não sai do lugar. Vai ser a eterna opção, mas só opção. A terceira via morreu sem vingar e a disputa vai ser entre os dois piores: o ladrão e o louco.

  3. O meu candidato mostrou que não valia o meu voto, começou com tudo e aí traiu os que acreditavam nele. E estou com o o canga Ciro, o Luladrão que abra mão da candidatura dele em prol do coronel cearense. Quem sabe o Brasil aí muda de fato!?

  4. Ciro tem um problema incurável: descontrole emocional e temperamental!
    Não tendo opções, quem não quer Lula e Bolsonaro, terá de votar nele.
    Mas ainda temos a chance de contar com Simone, sejam em chapa dela ou em chapa com |Ciro.
    Se Ciro não aceitar, terá de apoiar Lula!
    Já quem escolher Ciro/Simone, no segundo turno, terá de anular o voto.
    Pelo menos, eu farei isto!
    Fallavena

    • Eu na minha modesta opinião acho que o Coronè do Nordeste deveria fazer o que mais gosta…

      Tomar uma e outras na Mansão Parisiense localizada na Avenue Foch, em Paris, França.

      Lá com altos goles de Wisky e aquele bom e velho caviar para degustar não tem melhor lugar para o Coronè “debater” suas ideiais e sua ideologia com o Papai Comunistão….

  5. Acho que pode ter preparo na teoria econômica.
    Mas veja o emocional do candidato.
    Se nem Brizola com toda sua história e poder de retórica conseguiu alcançar a presidência.
    Alguém como Ciro, descontrolado (veja o debate com Gregório Duvivier dessa semana) no debate, muito difícil virar o placar nessa altura.

  6. Ciro já mostrou sua capacidade como gestor. Prefeito, governador e ministro.

    Seu criticado comportamento pessoal não o impediu de exercer essas funções públicas de maneira relevante.

    E é o candidato que tem projetos de longo prazo para que o país finalmente entre em uma rota de desenvolvimento. E não são projetos que excluem a população, pelo contrário.

    Itamar o elogiou em 1997, falando de sua importância no Plano Real, das afinidades de ambos e que Ciro “tem todas as qualificações para ser candidato a presidente e, mais ainda, exercer a Presidência”. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc220906.htm

    Acho que a única alternativa viável à polarização Bolsonaro-Lula, será uma dobradinha Ciro-Tebet, mas essa candidatura é difícil, diante das muitas resistências.

  7. Como não podem falar que Ciro Gomes é desonesto, despreparado e tem uma má biografia política, apelam para coisas que não condiz com a verdade, como Ciro é coroné, é maluco e temperamental.
    Temperamental porquê? Porque não leva desafora para casa, que responde com veemência quando atacado. Quem não pode responder com veemência, quando acusado de corrupto e despreparado, são dois que estão na frente nas pesquisas.
    Simone Tebet, MDB e PSDB é desses sistema atual. Dia desses já disse que é a favor da venda da Eletrobrás. Sua orientadora na economia é a Helena Landau.
    Ciro gomes é um lobo solitário, estão todos contra ele: todos partidos políticos. a mídia e os fanáticos lulistas e bolsonaristas. Tudo isso devia ser motivos para o povo mostrar sua indignação e votar nele, ou então vamos ter que se contentar com Lula ou Bolsonaro no poder.
    A maioria do povo não merece

  8. Concordaria em parte com ao trecho final do desenvolvimento da introdução do articulista, sobre primeiro um candidato à presidência se candidatar aos cargos menores antes de postular a presidência (só aí já eliminaria da disputa algumas tragédias como o próprio Coiso) se assim fosse para todos, e previsto em regra constitucional, e não lei ordinária eleitoral, devendo inclusive atingir aqueles que embora administradores sejam por ofício, nunca o foram em tais cargos públicos. Do contrário, seria como apenas privilegiar um seleto grupo de privilegiados.

    Entendo ainda também relevante uma regra que fosse para para eleitos à Câmara ou, principalmente, ao Senado, tivessem, antes, passado pelo legislativos do estado ou município. Não consigo entender um jogador de futebol, cantor ou outro que seja aproveitando a visibilidade que tem pelo ofício ou acontecimento (tragédia ou não) para alcançar um alto mandato político e, depois de eleito, não apresentar nada de relevante.

    Alguém viu Romário fazer alguma coisa?
    Tiririca?
    São Paulo escapou por pouco de eleger Netinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.