STJ manda afastar governador do Tocantins por obstruir investigação de esquema de corrupção

Afastado do cargo, governador do Tocantins Mauro Carlesse é alvo de  operações

Mauro Carlesse comanda a corrupção no Tocantins

Aguirre Talento e Mariana Muniz
O Globo

 A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou nesta quarta-feira a decisão do Mauro Campbell Marques que determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por suposta participação em obstrução de uma investigação de um esquema de corrupção envolvendo a cúpula do governo. No mesmo ato, o STJ autorizou a realização de busca e apreensão contra ele.

O afastamento do governador determinado por Campbell e hoje confirmado por 13 ministros que integram a Corte Especial do STJ será de seis meses.

LITURGIA DO CARGO – Durante a sessão, Campbell afirmou que a conduta de Carlesse “ludibria a liturgia do cargo e retira, ainda que nesse instante, a autoridade gestora do ocupante, que fora sufragada através das urnas para simbolizar a reunião dos melhores valores probos, decentes, éticos e morais do povo do Tocantins”.

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira mandados de busca em endereços ligados ao governador para aprofundar as investigações. Não houve mandado de prisão contra Mauro Carlesse.

“Os inquéritos, que tramitaram sob sigilo na Corte Especial do STJ, indicaram a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins e a estrutura montada para a lavagem de ativos, bem como indicou a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados”, informou o STJ em comunicado à imprensa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGConforme a TI tem afirmado, a Lava Jato não morreu. com a libertação ilegal de Lula. Pelo contrário, criou raízes que estão dando frutos. E Tocantins, o mais novo Estado brasileiro, criado pela Constituinte em 1988, é um covil de corruptos. Antes de Mauro Carlesse, dois governadores foram afastados ou renunciaram por corrupção: Siqueira  Campos e Marcelo Miranda, e o mais incrível é que depois foram reeleitos e afastados de novo, vejam a que ponto chegamos. (C.N.) 

5 thoughts on “STJ manda afastar governador do Tocantins por obstruir investigação de esquema de corrupção

  1. Nossa democracia tem algo de muito curioso.
    Enquanto governadores eleitos são afastados do mandato ao bel prazer dos Tribunais, o Presidente é intocável não importa o que faça…

  2. Bom dia ,leitores (as):

    Senhor Carlos Newton , mas acontece que se os magistrados cumprissem com suas atribuições e deveres legais , possivelmente esses maus elementos retornariam ao serviço público eletivo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *