Até hoje, ainda não existe a democracia perfeita que os gregos idealizaram

Democracia neste sete de abril - Rede Humaniza SUSRede Humaniza SUS - O SUS  QUE DÁ CERTO

Charge do Solda (Arquivo Google)

Roberto Nascimento

O mundo político é de uma maldade ímpar, não há dúvida, embora o mundo em si, com a natureza e o cosmos, seja de uma divindade fora do comum. Até a escuridão, quando recheada de estrelas, pode acalmar o espírito.

No alvorecer da democracia, Platão ensinava que a Real Política deve visar ao bem de todos, mas até hoje isso é raríssimo de encontrar. No Brasil do Século XXI acontece o contrário, porque em primeiro lugar sempre figura o interesse particular de governantes e parlamentares.

LEMBRANDO O MESTRE – Se for vetado a nomeação de Jorge Messias ao Supremo pela ação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, estará declarada a guerra entre Executivo e Legislativo. Alcolumbre tem atuado para não aprovar o nome do atual Advogado-Geral da União.

Hoje, o indicado do presidente Lula para o Supremo, José Messias, só tem 30 votos. Ou seja, precisa de mais 11 votos para ter maioria absoluta. Esses conflitos entre os Três Poderes podem gerar uma crise sistêmica, tudo que os golpistas mais querem nesse momento.

Como Ulysses Guimarães, grande mestre da política brasileira contemporânea, trataria essa crise terrível provocada pelo Congresso? Nesse caso, acho que dr. Ulysses certamente diria que Lula errou ao não indicar o senador Rodrigo Pacheco.

AINDA EM RISCO – O grupo golpista, formado por civis e militares, não desapareceu como num passe de mágica. Eles continuam atentos às falhas da democracia, preparados para tomar o poder, apesar da prisão dos líderes.

Bolsonaro estimulou a divisão nas Forças Armadas, quando demitiu o general Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, e os três ministros militares, todos legalistas e contrários ao golpe.

Nomeou para o lugar oficiais superiores bolsonaristas, que, entretanto, também eram contra qualquer tentativa golpista, menos o Almirante Almir Garnier, que está preso.

NÃO CONSEGUIRAM – Foi muito pouco para caracterizar a divisão pretendida e inflamar os quartéis, não conseguiram abrir caminho para a quebra da democracia.

O Alto Comando do Exército em maioria se posicionou contra o Golpe do Bolsonaro. Foram chamados de melancias, verdes por fora e vermelhos por dentro, simulacros de comunistas.

Foi um jogo pesado envolvendo até pressão sobre os familiares dos generais golpistas, com quebra de hierarquia sem precedentes nas Forças Armadas, indicando falta de compromisso com a unidade da nação, sem avaliação das consequências trágicas como uma guerra civil. Mas a democracia falou mais alto e deve ser preservada, a qualquer custo.

3 thoughts on “Até hoje, ainda não existe a democracia perfeita que os gregos idealizaram

  1. NÃO OBSTANTE TUDO, tanta coisa errada, gente, cidades e países endemoniados carentes de exorcismo, tantas guerras, tanta ignorância, tanta má-fé, mentiras, fake news, malignidade, leviandade, omissão, irresponsabilidade, loucuras, em especial por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, gangues, máfias, quadrilhas, crime organizado, criminalidade, corrupção, roubalheira, falsidade, malandragem…, ocupando e dominando quase todos os espaços, desamor, ódio desabrido, violência, desapreço pela vida alheia, falta de empatia…, tudo sob a égide da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, a ditadura do dinheiro que transforma seres humanos em bestas-feras, não podemos jogar a toalha no tablado do fim do mundo, até porque, pelo menos no Brasil, enquanto a mega solução, via evolução, representada pela RPL-PNBC-DD-ME, estiver na área, ainda que apenas via Internet posto que cercada, boicota, cancelada e excluída da cena eleitoral há 35 anos pela imprensa falada, escrita e televisionada, conservadora da podridão sistêmica que a alimenta, pelos partidos e pelo establishment conservador, inimigo da mega solução, via evolução, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, que segue forçando o alambrado da dita-cuja plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, made in USA, fantasiada de democracia apenas para locupletar espertos e ludibriar a crédula, tola e indefesa freguesia, na real, vítima, refém, súdita e escrava da dita-cuja, mostrando o novo caminho para o novo Brasil de verdade, flertando com cerca de 40% do eleitorado nacional, antissistema, dissidente da dita-cuja norte-americana, se posicionando-se contra o continuísmo deletério da dita-cuja, via abstenções e votos em branco e nulos, não é de bom alvitre dizer que o Sonho de uma nação de primeiro mundo acabou, nem que a esperança morreu e muito menos que o fim do mundo é a solução. ALIÁS, NÃO DEVE TER SIDO À TOA QUE VIAJEI 100 ANOS, futuro adentro, em busca de uma mega solução, via evolução, para o nosso Brasilzão que, por sua vez, há 100 anos flerta com o fim do mundo como solução, e de lá do futuro trouxe para o presente a nossa Revolução Pacífica do Leão, a RPL-PNBC-DD-ME, e constatei que um século adiante não é tão longe assim, quando o Sonho é o melhor possível para o meu país e a minha gente, o problema é que a classe política e grande parte do povo continuam estagnados 100 anos distantes da mega solução, via evolução, que resolve o nosso Brasilzão, a nossa política e a vida da nossa população…, daí só me resta pedir ao sonho meu que vá buscar quem mora longe… https://www.facebook.com/repiquedemaobrasil/videos/162169202616435

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *