Para entender os militares é preciso reler “Os idos de março e a queda em abril”

Os Idos De Março E A Queda Em Abril - Antonio Callado E Outros - Traça  Livraria e Sebo

Foi o primeiro livro sobre o golpe militar de 1964

José Carlos Werneck

Quando tanto se discute a participação dos militares na política, é sempre reler “Os Idos de Março e a Queda em Abril”. Foi o primeiro livro publicado sobre a história do Movimento de 1964. Impresso no mês seguinte à queda do presidente João Goulart, relata de modo detalhado a realidade daqueles dias.

Relato fiel do que de fato aconteceu, é um livro instigante, de agradável leitura, que prende o leitor da primeira à última página. Até hoje é muito utilizado por aqueles que buscam informações sobre acontecimentos que marcaram a história política brasileira e seus protagonistas.

GRANDES JORNALISTAS – Seus autores são oito jornalistas do “Jornal do Brasil”, matutino que se destacou na campanha para derrubar o governo do presidente João Goulart: Alberto Dines, Antonio Callado, Araujo Netto, Carlos Castelo Branco, Claudio Mello e Souza, Eurilo Duarte, Pedro Gomes e Wilson Figueiredo. 

 O conjunto das narrativas, coerente com o que foi publicado no veículo para o qual trabalhavam seus autores, é favorável ao movimento civil/militar vitorioso. O mais importante da obra está relacionado à possibilidade de melhor compreender a atuação dos profissionais da Imprensa brasileira daquele período.

Continua, até hoje, como uma das melhores fontes para os interessados em conhecer em detalhes a trajetória do movimento civil/militar e o início do regime de governo que permaneceu no País por longos 21 anos.

23 thoughts on “Para entender os militares é preciso reler “Os idos de março e a queda em abril”

  1. Longos anos são os de Cuba e Coreia do Norte.
    Aqueles ali quebram a dentadura mas não largam a rapadura.
    Imaginem Dom $talinacio Curro de la Grana presidente vitalício da Republica Socialista do Brasil.
    Como o Barbudinho Melífluo não aguenta mais trinta anos, Zé Dirceu entrava na fita.

    • Como ví:
      Um sob controle e “laboratorial” movimento extemporâneo, que freiou os exacerbados ímpetos de parte à parte(multilaterais), provado com o prêmio pelas ações através da “Anistia ampla, geral e irrestrita”, à sempre dispostos atuantes mercenários, eclodindo na inércia e participação de corpo e alma e paulatinamente desde FHC até a vermelha centelha em 08.01.2.023, através de um destrambelhado “Evento de Falsa Bandeira”!
      Uma vergonha e um crime contra a Pátria!

      • ” RECADO ATERRADOR SOBRE A TUA LIBERDADE.”
        “ … Digamos que tudo aquilo que sabes não seja apenas errado, mas uma mentira cuidadosamente engendrada. Digamos que tua mente esteja entupida de falsidades: sobre ti mesmo, sobre a história, sobre o mundo a tua volta, plantadas nela por forças poderosas visando a conquistar, pacificamente, tua complacência. A liberdade, nessas circunstâncias, não passa de uma ilusão, pois és, na verdade, apenas um peão num grande enredo e o teu papel o de um crédulo indiferente. Isso, se tiveres sorte. Se, em qualquer tempo, convier aos interesses de terceiros o teu papel vai mudar: tua vida será destruída, serás levado à fome e à miséria. Pode ser, até, que tenhas de morrer. Quanto a isso, nada poderá ser feito. Ah! Se acontecer de conseguires descobrir um fiapo da verdade até poderás tentar alertar as pessoas; demolir, pela exposição, as bases dos que tramam nos bastidores. Mas, mesmo nesse caso, também não terás muito mais a fazer. Eles são poderosos demais, invulneráveis demais, invisíveis demais, espertos demais. Da mesma forma que aconteceu com outros, antes de ti, também vais perder!” Charles P. Freund, Editorialista do “The Washington Post”. T.A.”

  2. O golpe de 64 vinha sedo tentado desde o governo de Getúlio Vargas, só não conseguiram porque Getúlio suicidou-se.
    O erro de Getúlio Vargas, foi criar indústrias de base estratégicas para alavancar o progresso do Brasil e criou o maior plano de habitação com a criação do conjuntos habitacionais, como os do IAPI, IAPC, IAPB etc.

    Defender os interesse nacionais e melhorar a vida do povo. era uma afronta a direita tendo como líder por Carlos Lacerda.

    Juscelino sofreu duas tentativas de golpe,. Conseguiu anula-la e com a base deixada por Getúlio conseguiu um bom progresso do Brasil.

    Jânio Quadros foi eleito pela UDN, pelo poder econômico e financeiro.
    Depois de eleito deu uma grande guinada para esquerda, a direita que o elegeu, se sentiu traída.
    Jânio era inteligente, começou a sentir a pressão e percebeu que iria sofrer um golpe, espertamente renunciou e se livrou de um golpe e ser preso.
    A direita da época veio com a narrativa de que Jânio era maluco e ao renunciar, queria voltar nos braços do povo.

    Os militares não queriam que João Goulart tomasse posse, com ajuda de Brizola conseguiu, mas exigiram que fosse no parlamentarismo. Tudo isso porque Jango era nacionalista e povo.
    Com o plebiscito, votou o regime presidencialista e Jango começou a governar com medidas de interesse nacional visando o futuro do Brasil, como as reformas de base, que até hoje se fazem necessárias.
    Eram medidas que não interessavam à direita perversa e burra e aos EUA, que foi o fator mais importante do golpe de 64.

  3. Quem ler o discurso de João Goulart no dia 13 de março, na Central do Brasil, vai ver que Jango era defensor dos interesses nacionais e dos trabalhadores

  4. E assim, entendemos os militares, as sociedades secretas, as “apocalípticas meretrizes” e quem alça e lucra com seus arregimentados fraternos alçados prepostos!

  5. Lembrete:
    Senhor James Pimenta , o caso e a situação de Cuba e da Coreia do Norte , sua distintas , pois foram produtos de revoluções e guerras , legítimas ou não , e não de golpes de estados covardes e traiçoeiros a serviço de governos estrangeiros , como aconteceu na grande maioria dos países das Américas inclusive no Brasil , sendo que os USA estão impedindo a reunificação das ” COREIA NORTE & SUL ” , dando um fim nesse ” armistício ” sem fim , impedindo a paz entre as partes .

    • Se não tivesse havido a intervenção militar de 64 hoje seriamos uma enorme Cuba.
      Em 1964 em plena Guerra Fria tivemos que optar por um lado, e não foi o soviético.
      Não estou colocando nenhuma condicionante me atenho aos fatos históricos. Eu nunca perco de vista o legado que o comunismo deixou para a humanidade, se contabilizou em milhões de cadáveres.

  6. Senhor Carlos Newton , desculpe-me por fugir do tema acima , mas urge a Rússia usar suas ” armas atômicas táticas ” , imediatamente contra a Ucrânia , pois os países da OTAN a estão atacando e usando a Ucrânia como ponta de lança , senhor presidente da Rússia Wladimir Putin , autorize urgentemente e imediatamente o uso de ” armas atômicas táticas ” contra a Ucrânia , enquanto é tempo .

  7. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Vladimir Putin anunciou nesta sexta (1º) a entrada em serviço do mais poderoso míssil balístico intercontinental armado com ogivas nucleares do mundo, o RS-28 Sarmat, chamado informalmente no Ocidente de Satã-2.
    Que tal a Rússia usar esses misseis na Ucrânia , usando -a como campo de testes atômicos , uma vez que os próprios membros da OTAN , USA E
    INGLATERRA , já estão fazendo , sob o pretexto de defenderem a Ucrânia .

  8. Ser partidário de um conflito nuclear é torcer para o apocalipse.
    Espero que a loucura humana não chegue a tal ponto. Sabemos como as guerras começam mas não sabemos como terminam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *