Lula desapontado, porque a Bolsa e o dólar indicam que o mercado confia em Haddad

Haddad anuncia novos indicados para diretorias do Banco Central; veja quem são | CNN Brasil

Haddad comemora essa reação positiva do mercado

Carlos Newton

Como dizia o Barão de Itararé, era só o que faltava… Justamente quando Lula da Silva intensifica sua campanha para enfraquecer o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que ele considera seu principal adversário na eleição de 2026, o mercado dá uma resposta inteiramente contrária. Um dia depois da decisão do Copom (Conselho de Política Monetária), que cortou a Selic, taxa básica de juros, de 12,25% para 11,75% ao ano, a Bolsa de Valores bateu recorde, fechando na quinta-feira em exatos 130.842 pontos, uma alta de 1,06%. e a moeda norte-americana recuou, sendo cotada a R$ 4,91. Na sexta-feira, a Bolsa teve pequena queda, mas ficou acima dos 130 mil pontos.

São notícias auspiciosas para a política econômica, fortalecendo Haddad, pois os três integrantes do Copom nomeados por ele votaram junto com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que mais uma vez conseguiu uma decisão unânime.

ALEGRIA E TRISTEZA – Para o empresariado e o mercado financeiro, foi um presente de Natal antecipado, com inflação em baixa, de fazer inveja a muito país desenvolvido. Para o presidente Lula da Silva, porém, essas boas notícias têm um lado muito negativo.

O presidente repete o erro de Jair Bolsonaro e só pensa na reeleição, que depende de afastar os concorrentes que possam derrotá-lo. Já conseguiu se livrar de Flávio Dino, que ficará fora da política, aprisionado a uma cadeira no Supremo. Mas falta se livrar de Haddad, um político em nítida fase de ascensão.

Nesse sentido, a resposta do mercado é desanimadora,porque ninguém esquece a campanha que Lula vem fazendo contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que não dá a menor confiança aos queixumes do petista.  

HADDAD EM ALTA – Ao mesmo tempo, o balão de Haddad está subindo, insuflado pelo sopro dos investidores e dos empresários, justamente quando Lula mandou o PT aumentar o fogo amigo contra o ministro, que não aceitar elevar a dívida pública para o governo fazer política eleitoral e distribuir recursos aos parlamentares aliados.

Sem saber o que significam teorema e equação, Lula tem de solucionar uma questão desafiadora e inquietante. Como prosseguir a campanha contra Haddad, se a economia estiver indo bem, como a Bolsa em alta, o dólar caindo e a inflação sob controle?

Se continua atiçando os cachorros petistas de Gleisi Hoffmann contra Haddad, LuLa pode acabar caindo no ridículo, porque Haddad decidiu enfrentá-lo, e dá sucessivas declarações a favor da austeridade fiscal, que o PT chamada de “austerícidio”, vejam o grau de irresponsabilidade e desfaçatez a que chegamos.

###
P.S.
Quanto a Haddad, o tempo é seu aliado. O dólar em baixa reduz um pouco o lucro dos exportadores agrícolas, mas o mundo continua produzindo menos do que necessita para se alimentar, o que torna inevitável a alta dos preços lá fora, beneficiando o Brasil. E Lula, se continuar atacando Haddad, pode acabar sendo internado num hospital psiquiátrico que aceite cartão corporativo. (C.N.)

16 thoughts on “Lula desapontado, porque a Bolsa e o dólar indicam que o mercado confia em Haddad

  1. bom dia a todos. Sinceramente, não sei o que o Haddad, um advogado , competente, está fazendo no pt (assim mesmo com letras minusculas!!). Isso é masoquismo puro, pois aturar lula, gleisi, e essa gentalha do pt, deve ser dureza.O pt tinha que ser extinto, ,botar toda a gentalha, exceto o haddad, em cana por 50 anos!! fora pt, fora gentalha!!

  2. Bah, Lula agora torce contra a economia. Quanta imaginação, Para CN, é preciso criticar Lula acima de todas as coisas.

    Se tudo estivesse mal, ele criticaria também. Se Lula estivesse contra Haddad, por exemplo, vetaria a continuidade da desoneração da folha a setores da economia. Dilma foi muito criticada por essa medida, que era para gerar mais empregos (porém o benefício recebido não gerou um emprego sequer), mas hoje quase todos são a favor da manutenção dessa benesse).

    Sempre escrevo que o verdadeiro patriota é aquele que ama o suficiente o seu país para criticar os erros do seu governo; não aquele que o aplaude cegamente, não importa o quê,

    Por analogia, aquele que critica sempre, não importa os acertos, pode ser considerado um patriota? Creio que não.

    • Ah, José Vidal, entendi sua “lição’ de política.

      Para você, patriota é aquele que apoia o ex-presidiário Lula incondicionalmente, em todas as situações, inclusive acha correto que ele tenha contratado a amante para servi-lo e acompanhá-lo nas viagens ao exterior, como clandestina, sem o nome constar da lista de passageiros.

      Eu tenho opinião diferente. Acho que patriota é aquele que defende os interesses da Pátria, independentemente de quem esteja no poder. Apenas isso

      CN

      • Não caro CN,
        a interpretação de texto, ainda mais para jornalistas, é algo fundamental. Infelizmente muitos não possuem esse atributo.

        Leia novamente a definição de patriota que eu acho mais apropriada. Em outras palavras, é a mesma coisa que colocaste.

        • Patriota, deveria ser quem não permitiria que comunistas infiltrassem e causassem a cegueira e a distorção comportamental das FA e dos demais poderes e veículos de comunicação, num flagrante “avanço”, desde a “prestativa centelha”, em 1935.

  3. Acredito no princípio, se é bom para o mercado financeiro, é ruim para o Brasil.
    Após a tentativa de golpe o bolsonarismo ficou moribundo, mas não morreu. Quem assistiu a sabatina para indicar Flávio Dino ao STF deve ter percebido que o bolsonarismo ainda está vivo na cabeça dos que vivem num universo paralelo.
    Atacar diariamente Lula por motivos insignificantes só serve para alimentar a bolha bolsonarista.
    Atacam até as viagens do Lula ao exterior para reuniões que tratam dos interesses econômicos, financeiros e comerciais do Brasil.
    Lula não é o presidente ideal, mas é incomparavelmente melhor que Bolsonaro.
    Enquanto houver a extrema direita bolsonarista atuante, é dever dos brasileiros patriotas dar apoio ao Lula. até 2026. Depois, será outra história

  4. Adorei o tiroteio entre nossos comentaristas sobre interpretação.

    Crava o resultado do estudo publicado no relatório do Banco Mundial, em 2018, mencionando que os estudantes brasileiros estão atrasados no entendimento e interpretação da língua pátria, o português.
    A fala é uma, o entendimento será a conveniência da vez, na nossa Torre de Babel.

  5. ” E Lula, se continuar atacando Haddad, pode acabar sendo internado num hospital psiquiátrico que aceite cartão corporativo.”
    Nosso editor está bem inspirado, ele consegue tirar do sério até os mais empedernidos militantes da causa.

  6. E não acredito na fritura de Haddad. Ele está sendo como coitadinho, mãos atadas e “jenial”, para que todos sintam piedade e votem nele pra um bom cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *