Ministros do STF e aliados pressionaram Lula a demitir toda a cúpula da Abin

Alessandro Moretti deve deixar a Abin

Lula aceitou demitir Alessandro Moretti, o diretor-adjunto

Vera Rosa
Estadão

O presidente Lula não resistiu à pressão e demitiu quase toda a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Lula jogou ao mar o número 2 da Abin, Alessandro Moretti e seis diretores,  Quatro deles estão sendo substituídos por mulheres. Foi preservado o diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, que sempre foi homem da sua confiança.

Nos bastidores, porém, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e aliados cobram do presidente a substituição de Corrêa e a mudança no modelo da Abin, que há tempos se tornou uma central de arapongagem de adversários.

SEM EXPLICAÇÃO – Em conversas reservadas, ministros do STF dizem não ver explicação para o fato de Luiz Fernando Corrêa ter escalado Moretti, conhecido por suas ligações com Bolsonaro, para ser seu braço-direito na Abin.

Dois desses magistrados fizeram chegar ao Planalto a avaliação de que Corrêa tem “responsabilidade política” e, se não for trocado, a crise baterá com mais força à porta do Palácio do Planalto.

O diagnóstico é o de que o “personograma”, nesse momento, é mais importante do que o “organograma”. Lula ainda resiste a dispensar Corrêa, que chefiou a PF no seu segundo governo, de 2007 a 2010, e no início da gestão de Dilma Rousseff, em 2011.

SNI SECRETO – “É uma situação política grave”, admitiu o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). “A Abin deve passar por uma profunda reformulação e deixar de ser polícia política, que fica bisbilhotando adversários. Do jeito que está, a agência virou um SNI secreto”, emendou o deputado, numa referência ao Serviço Nacional de Informações, que funcionou na época da ditadura militar.

Deputados do PT já começam a se debruçar sobre projetos de lei para apresentar ao Congresso, com o objetivo de reformar a Abin. Uma das ideias é exigir que apenas oficiais da carreira comandem a agência. Se aprovada, a medida impedirá que integrantes da Polícia Federal, ainda que aposentados, ocupem esse cargo.

Além de Corrêa, Ramagem e outros diretores-gerais da Abin eram oriundos da PF. Atualmente, Ramagem é pré-candidato à Prefeitura do Rio, com apoio do clã Bolsonaro, e as acusações de que teria ajudado a família do ex-presidente com informações privilegiadas sobre inquéritos e operações podem comprometer sua entrada no páreo.

CONTAMINAÇÃO – A retirada de integrantes da PF dos quadros da Abin não garante, no entanto, a “descontaminação” pretendida pelo governo. Em março do ano passado, por exemplo, dois meses após os atos golpistas de 8 de Janeiro, a Abin saiu do guarda-chuva militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Não foi isso que resolveu o problema.

O Congresso é, até hoje, o grande ausente nessa discussão. Em carta aberta à sociedade, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) destacou que a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência tem se mostrado “pouco atuante” nas sucessivas legislaturas.

“Como é possível proteger o Brasil da espionagem estrangeira, do terrorismo e do extremismo antidemocrático sem executar ações de caráter sigiloso?”, perguntam os signatários do documento.

IMPORTÂNCIA DE ABIN – “Uma instituição de Estado pode ser utilizada de forma indevida por seus dirigentes, especialmente se estes tiverem pretensões político-partidárias, como é o caso que ora se investiga. Porém, o debate sobre seus quadros técnicos e sobre a utilidade da instituição para a sociedade precisa ser desvinculado de discussões conjunturais sobre eventuais desvios promovidos por gestões passadas”, diz a carta aberta.

A disputa entre grupos da Polícia Federal e da Abin é antiga e, por isso, o governo também deve agir com cautela para não fazer uma caça às bruxas de forma apressada. De qualquer forma, tudo leva a crer que os “encanadores” aloprados de Bolsonaro vazaram segredos de Estado.

Bolsonaro diz ser vítima de uma “perseguição implacável” e nega que, em seu governo, tenha sido montado um “gabinete do ódio”, como revelado pelo Estadão, para atingir adversários. “Agora vão para cima da tal Abin paralela. Isso não existe, meu Deus do céu”, afirmou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A melhor saída para Lula era mesmo passar o rodo, mas o atual diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, é amigo pessoal do presidente. Só será demitido se dona Janja mandar. (C.N.)

8 thoughts on “Ministros do STF e aliados pressionaram Lula a demitir toda a cúpula da Abin

  1. HOSPITAL CATÓLICO SE RECUSA A FAZER PLANEJAMENTO FAMILIAR! QUANTAS DOENÇAS ‘’JESUS CRISTO’’ CUROU? Por que o STF possui um crucifixo para chamar de seu? Quando esse cristianismo demente, desvairado, arrogante, prepotente, escravagista, diabólico, controlador, dominador, determinador, explorador, aproveitador, chupa-sangue, saqueador, teocrático, genocida, vai ser varrido da face da Terra? Somente quando o Brasil deixar de ser o país mais corrupto do mundo em relação ao seu trilionário orçamento? Quando o Brasil deixar de ser um país de analfabetos e analfabetos funcionais? Se ‘’Jesus Cristo’’ faz curas milagrosas, por que as igrejas católicas e evangélicas têm tantos hospitais espalhados pelo mundo? Se a Ciência, perseguida pelo cristianismo por 2 mil anos, descobriu e inventou tudo na civilização moderna e atual, bem como desvendou a matemática, biologia, informática, medicina, química, física, engenharias, etc., por que as igrejas cristãs possuem centenas de milhares dos colégios e universidades mais caros do mundo, exploradores dos governos e estados laicos? Por que Jeová ‘’expulsou a espécie humana do paraíso’’ com dezenas de milhares de doenças? Quem cura as doenças e as pestes ou pragas da humanidade é a Ciência e suas tecnologias, com seu método científico, ou foi, ou é, ‘’Jesus Cristo’’? Jesus Cristo curou a lepra? Então por que o Brasil é o vice-campeão mundial da lepra? Por que a República das Diretas-Já trocou o nome de ‘’lepra’’ para ‘’Mal de Hansen’’ ou ‘’hanseníase’’? Porque os diabólicos, demoníacos, mefistofélicos agentes da ‘’democracia’’ e do ‘’Estado de Direito’’ não investem em Ciência, como deveriam investir? Por que os Três Poderes das Diretas-Já possuem crucifixos em suas paredes? Por que um Estado laico precisa de tantas cruzes e crucifixos? Para manter este apocalipse medieval brasileiro da Idade das Trevas? Para espantar vampiros, cientistas, ou o povo brasileiro esclarecido? Por que todos os jornalistas cretinos correm para saber como está o Papa Francisco, toda vez que ele arrota ou solta gazes intestinais? Eu poderia ficar aqui preenchendo milhões de páginas com perguntas, mas por enquanto basta! Só resta perguntar agora: vocês enlouqueceram todos, povinho vagabundo das bananas, canalhas e patifes das Diretas-Já? LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  2. No mundo global, altamente competitivo, os países se valem de tudo para descobrir estratégias alheias, avanços tecnológicos e descobertas científicas que possam impactar o mercado mundial e alavancar economias. O que o Supremo Tribunal Federal, registre-se a bem da verdade seus “ministros”, está fazendo trata-se de esculhambar a própria Suprema Corte jogando-a numa vala comum e, de soslaio, destruindo uma Agência de Inteligência que tem “segredos de Estado” que precisam ser preservados.

    Tudo está exposto como tomates numa feira de esquina ou pior, peitos e bundas na folia, aqui aproveitando a imagem do carnaval que se aproxima, mas que se incorporou no dia a dia dessa República desmoralizada.
    “Nunca na história desse país” esse tempo será esquecido. Os que protagonizam essas inconstitucionalidades estão identificados, fotografados, chancelados e serão jogados no lixo da história. Incumbe ao presidente “colocado” pelo Sistema Frankenstein entender a importância de um serviço de informações para a defesa nacional. A instituição não é sua casa, nem dos anteriores, nem dos futuros.

    O que estão fazendo com a ABIN, e a PF colabora e corrobora, para desespero dos brasileiros que a admiram, certamente provoca “frouxos de riso” aos serviços de inteligência mundo afora. O Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República, Congresso Nacional e Poder Executivo parecem crianças mimadas e fazem do órgão de inteligência um brinquedo para satisfação de suas frustrações político-partidárias, quando deveriam saber que como o “direito não socorre quem dorme” as relações político-econômicas internacionais também “não fazem ouvidos moucos” a revelações gratuitas sobre as “doenças do paciente” que no “mundo das guerras” por janelas de oportunidades se encontra em “fase terminal e funcionando por aparelhos”. E Lula, o apedeuta, algum dia ouviu falar, pelo menos, em Arte da Guerra…

    Muitos “jornalistas” e políticos acham bacana usar a ABIN para atingir a ABIN dentro de narrativas parvas que apenas demonstram desconhecimento sobre a importância estratégica do órgão. Ignoram que mecanismo interno como a Corregedoria-Geral da entidade pode, se apoiada e valorizada, estancar problemas internos, blindando a própria ABIN agentes internos e externos que possam macular suas atividades fundamentais, para, por tabela, atingir os interesses do país.

    A função da ABIN está desde sempre clara. Trata-se de órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), respionsável pelo fornecimento de dados e análises estratégicas sobre ameaças ao Estado Democrático de Direito e à soberania nacional. Nada tem com investigação criminal. Destarte, a quem interessa essa bagunça toda e desmoralização geral? Reitero que as agência de inteligência pelo mundo estão às gargalhadas. O gravíssimo fato de que ministros do STF e aliados pressionam Lula a demitir toda a cúpula da ABIN baseados numa narrativa vencida onde intentos políticos não foram atingidos para incriminar políticos revela que este governo se resume em improvisos e irresponsabilidades.

    • Interessa ao Sindicato Internacional do Crime Organizado sob o comando daquela que banca e usufrui, ou seja a controladora “Mafia Khazariana”!
      Benjamin Fulford, sabe quem são e onde está seu bunquer, à Patinhas!

  3. Em conversas reservadas, ministros do STF dizem não ver explicação para o fato de Luiz Fernando Corrêa ter escalado Moretti, conhecido por suas ligações com Bolsonaro,

    HA!HA!HA!HA

    Demais da conta.

    Manda a saideira……

  4. Se um militante da esquerda conseguir dar um coice na cara de um alienígena e alegar legitima defesa por ser o invasor um bolsonarista, vai ser aplaudido.
    Loola então vai mandar o xandão prender todos os alienígenas que estão atentando contra a democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *