É impressionante a podridão a que chegou o Supremo, no afã de destroçar a Lava Jato

Tribuna da Internet | Com Dino no Supremo, Lula escancara que a Corte se tornou um órgão político

Charge do Bier (Arquivo Google)

Carlos Newton

De repente, não mais que de repente, diria Vinicius de Moraes ao detectar a mudança de foco da grande imprensa a respeito do trabalho de desmonte da Lava Jato, que vem sendo desenvolvido pelo Supremo desde 2019, quando tirou da prisão Lula da Silva, a pretexto de ainda não ter sido julgado em nível de recurso pela própria Suprema Corte.

Com isso, o STF colocou o Brasil numa situação vexaminosa, como único país da ONU que não prende criminoso após condenação em segunda instância. E os ministros devem achar que valeu a pena submeter o Brasil a essa vergonha, pois até agora, quase seis anos depois, ainda não reconheceram o erro.

MINISTRO NÃO ERRA? – É claro que os ministros erram – e feio. O problema é que não reconhecem. Só lembro de um caso, quando Marco Aurelio Mello se equivocou, admitiu a falha e chegou a chorar no plenário. Depois, cometeu outros erros, como libertar o chefão André do Rap, do PCC, porém não chorou mais.

Os outros não erram nem em pensamento. Mas tudo tem limites, e as mais recentes decisões do ministro Dias Toffoli causaram revolta à grande imprensa.

Primeiro foi a Folha, que sexta-feira (dia 2) publicou um editorial demolidor contra Dias Toffoli, considerando “um escárnio” a decisão de suspender a multa bilionária da Odebrecht, que mudou de nome, mas continua com a mania de subornar autoridades. Depois, o Estadão e O Globo também publicaram editoriais investindo contra as insanidades do ministro.

ALEGAÇÕES MENTIROSAS – A combativa revista piauí entra na briga e demonstra que Toffoli se baseou em alegações falsas e mentirosas da defesa da J&F, para suspender a multa bilionária. Mas não é apenas Toffoli que está enrolado. Os outros ministros se omitem e fingem não saber que as anulações das multas são baseadas em provas ilegais – as gravações de hackers com o então procurador Deltan Dallagnol, o juiz Sérgio Moro e outros membros da força-tarefa da Lava Jato.

Mas Toffoli e todos os ministros estão informados de que a obtenção daquelas gravações foi constitucionalmente ilegal, conforme se pode comprovar pelo Inciso LVI do art. 5º da Constituição: “São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos”.

Também estão cansados de saber que o relatório da Polícia Federal concluiu, em abril de 2021, que não é possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas da força-tarefa. Mesmo assim, usaram essas provas ilegais para anular as condenações de Lula, beneficiar centenas de corruptos, inclusive o notório e insuperável Sérgio Cabral, e anular multas bilionárias de empresas reconhecidamente corruptoras no Brasil e em muitos outros países do mundo, em processos que levaram à prisão sete presidentes na América do Sul, e um deles, o peruano Alan Garcia, se suicidou.

###
P.S.
Na vida, tudo precisa ter limites. Houve excessos na Lava Jato, mas a operação deveria ser aplaudida e saudada pelos brasileiros. O que se vê, porém, é um movimento enorme para defender bilionários corruptos e punir os membros da força-tarefa que tiveram coragem de investigá-los e condená-los. O próximo passo agora é cassar o mandato de Sérgio Moro, que cometeu excessos e errou ao abandonar a magistratura, porém o conjunto de sua obra é admirável e merece ser preservado. Mas quem se interessa? (C.N.)

20 thoughts on “É impressionante a podridão a que chegou o Supremo, no afã de destroçar a Lava Jato

  1. Dr. Ives Gandra nunca esteve tão certo quanto a interpretação do Artigo 142 da Constituição. O Senado que deveria agir,nada faz por terem os RABOS PRESOS.Cabe as Forças Armadas defenderem o Brasil dos Traidores da Pátria que estão destruindo a Nação.

  2. Os ministros do STF erraram em 2016 (contrariando a decisão de 2009,) quando tentaram legislar ao aprovaram a possibilidade de prisão fechada após julgamento em segunda instância, numa decisão claramente contra o que é determinado pela CF e pelo art 283 do CPP. Em 2019 esse erro de interpretação foi corrigido.

    Que se altere a CF ou o CPP para propiciar a prisão após condenação em segunda instância, mas isso é tarefa do legislativo, não do judiciário.

  3. A propósito, caríssimo CN, Reinaldo Azevedo, o maior jurista das Galáxias, histérico, rasgou as vestes e quase as queimou em razão dos editoriais dos 3 grandões. Eu, hein!!! Abs.

  4. Sr. Newton

    Por falar em podridão, as sardinhas estão tão podres que niguém aguenta o cheiro.,

    E como todos sabem cheiro de sardinha podre, é insuportável…

    Parece que a Famiglia Sardinha não estão bem na fita

    Agora o comunatalha só falta se filiar ao Partideco Comuna-Maligno do “jovem” comunistão de 80 anos, aquele vagabundão que nunca trabalhou na vida e não sabe o que significa pegar um busão ás 4 horas da madrugada no famoso Penha-Lapa…Linha 208-A.

    Ah tempinho bom que não volta mais..

    Cid Gomes se filia ao PSB e confirma rompimento com o irmão Ciro

    https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2024-02-04/cid-gomes-psb-racha-com-ciro.html

  5. Quem será a “medieval couraça”, que desde o principio e muito mais atualmente “envolve” o STF, que deixando levantado o “elmo”, deixou-se cegar os olhos?

  6. Sr. Newton

    A Lava-Rato começou a fazer água após a ratoeira pegar várias ratazanas do PSDBandido, o partido da massa cheirosa, como diz a Dona Eliana…

    Relatório revela proximidade entre Aécio e Gilmar Mendes |

    https://www.youtube.com/watch?v=xBqWSWeHmDI

    PS.

    A propósito Sr. Newton , pelo menos a Lava-Rato fez o grande favor para a Humanidade de aniquilar com o Partideco da Rainha da Corrupção, aquela que dizia “esqueçam tudo o que escrevi e falei”….

    :0)

  7. “O Brasil não é um país sério”!!! Dito há tanto tempo e tão atual!! Lamentavelmente é o que vemos, vivemos. Nossas vidas, destinos encarcerados nas mãos dessa tal “justiça”!!!

  8. O Brasil é realmente um agrupamento de individuos surreal.

    Alguem disse que até o passado é incerto.

    Vivemos em permamente sobressalto e a satisfacao de ler um artigo lucido e corajoso(mais um) de um ornalista que honra sua profissao é imediaamente sombreada pela vexaminosa e criminosa veracidade de seu conteudo.

    Temos um sistema de justica que , com o apoio efusivo da maioria dos brasileiros de todas classes e categorias ( é só ver a votacao de Lula e Bolsonaro, criticos e coveiros de Moro e Lava ao) que rapidamente recuperou-se do äbsurdo”deslize da lava jato e agora tudo fara para consolidar a sem vergonhice, a corrupcao e rapinagem como fatores essenciais à existencia do Brasil.

    Triste paiss, tritissimo povo, desanimador futuro.

    Ma colhemos o que plantamos.

    parabens Caro CN, seremos engolfados pela turba de marginais sempre aplaudidos ou consentidos, mas morremos de pé.

    Parabens pelo artigo, pela lucidez, pela coerencia e coragem costumeiras.

    Mas nao desanime, certamente aproveitando os ares de carnaval, em que mais uma vez viveremos um mundo inrreal e bestificado, nossos lideres descobrirao novas formas de “salvar a democracia”

    Ah! pais de vagabundos

  9. Por favor desconsiderem o anterior

    Escrevi do celular e só depois percebi os inúmerros erros e incorrecões,

    O Brasil é realmente um agrupamento de indivíduos surreal.

    Alguém disse que até o passado é incerto.

    Vivemos em permanente sobressalto e a satisfação de ler um artigo lucido e corajoso (mais um) de um jornalista que honra sua profissão é imediatamente sombreada pela vexaminosa e criminosa veracidade de seu conteúdo.

    Temos um sistema de justiça que , com o apoio efusivo da maioria dos brasileiros de todas classes e categorias ( é só ver a votação de Lula e Bolsonaro, críticos e coveiros de Moro e Lava ao) que rapidamente recuperou-se do “äbsurdo”deslize “ da lava jato e agora tudo fará para consolidar a sem vergonhice, a corrupção e rapinagem como fatores essenciais à existência do Brasil.

    Triste país, tristíssimo povo, desanimador futuro.

    Mas colhemos o que plantamos.

    Parabéns Caro CN, seremos engolfados pela turba de marginais sempre aplaudidos ou consentidos, mas morreremos de pé.

    Parabéns pelo artigo, pela lucidez, pela coerência e coragem costumeiras.

    Mas não desanime, certamente aproveitando os ares de carnaval, em que mais uma vez viveremos um mundo irreal e bestificado, nossos líderes descobrirão novas formas de “salvar a democracia”

    Ah! pais de vagabundos

  10. Senhor Carlos Newton , por qual cargas d’água os “parlamentares ” se negam a darem um basta nessas ” sanhas criminosas ” dos juízes do STF , uma vez que cabe a eles fiscalizarem os demais poderes .

  11. Aqui, se não é possível confirmar a autenticidade das mensagens hackeadas, por outro lado é extremamente trivial de se provar a falsidade delas: basta um único procurador envolvido apresentar a conversa do grupo no dia e hora apontado por qualquer parte dos vazamentos, e a gente ver naquele dia e hora que outra conversa totalmente distinta ocorreu (não vale vazio, que poderia indicar mensagens apagadas).
    Não precisa ser o casalzinho Moro/Dallagnol, basta ser qualquer uma das dezenas de pessoas que estavam no grupo.
    Uma única contra-prova não ter aparecido depois de tanto vazamento pra mim já mostra que os diálogos são verdadeiros.
    Paz.

    • Correto, caro Rafael.

      Os “patriotas” acham que a corrupção material, desde que seja dos seus inimigos, é o maior de nossos males. E, para autoproclamados vestais, artífices da moralidade, não importam as consequências do combate à corrupção. Vale tudo, até infringir as leis e destruir empresas selecionadas.
      Chamam de imprensa amestrada quando esta apoia as boas ações do governo, mas quando crítica, a mesma imprensa é maravilhosa.

  12. Sim caro Vidal, nosso país carece de muitos investimentos em infraestrutura para melhorar nossa competitividade, o governo tem papel fundamental nesse setor dado a falta de interesse das empresas privadas.
    E desde a lava jato vivemos um apagão de obras publicas, nossas empreiteiras de engenharia foram pro saco, e nenhuma outra ocupou seu vácuo, seja por falta de interesse do novo governo, ou pela insegurança jurídica, levando muitos burocratas a recusar a assinatura de quaisquer contrato de obra governamental que poderia ser objeto de processo contra si mesmo.
    Aqui no RJ sofremos com ruas esburacadas, transporte metroviário e rodoviário pífios, quem chega de qualquer país minimamente razoável verá o quão degradada está nossa infraestrutura.
    Desde 2016 não se vê nenhuma obra sendo tocada para melhorar a vida do carioca.
    Se fôssemos uma Suécia, com toda a população gozando de saneamento, transporte, energia e telecomunicação de primeiro mundo, não teria problema eleger o combate a corrupção como pauta prioritária, mas num país decadente e com tanto atraso como nosso, vejo esse mantra lavajatista como trava para nosso desenvolvimento.

    • clap clap clap

      Para desenvolvimento minimo, corrupcao maxima.

      Por que nao voltarmos a Ademar e Maluf, do “rouba mas faz”??

      Ah, porque estes sao ladroes de direita

      Tá entendido

      Nada como ser ungido pelo poder magico e inebriante do socialismo igualitario utopico e nunca realizado mas que justifica todo e qualquer meio para alcanca-lo

      Realmenet o que quebrou o Brasil foi a falta de corrupcao de 2016 para ca nao os desastrosos governos seguidos, principalmente de Dilma, que cometeu a idiotice de seapresentar para pagar a conta do desenvolvimento corrupto/sustentavel do Deus.

      Vamos lá, que diferenca faz um bilhao a mais ou um bilhao a menos se sempre teremos quem nos defenda ardorosamente?

      • Caro duarte, pense com o cérebro, não com o fígado. A corrupção deve ser combatida, e as penas devem recais sobre as pessoas, no caso, os gestores que saíram leves e soltos.

        Ao inviabilizar empresas quem perde? As empreiteiras estão em recuperação judicial, logo suas multas não são pagas há muito tempo. Suspender algo que na prática está suspenso pode ser um início de um acordo que seja bom para todos. O famoso ganha-ganha. Mas temos a síndrome do caranguejo, pra a maioria das coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *