Procurador do TCU critica o sigilo nos voos da FAB com autoridades

Programa

Charge do Fred Nogueira

Eduardo Barretto
Metrópoles

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), criticou a decisão do TCU que autorizou o sigilo em viagens de autoridades com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) na última semana. A partir de agora, esses voos podem ter sigilo de ao menos cinco anos caso a autoridade alegue “motivo de segurança”.

“Pela Constituição, somente é possível o sigilo quando a informação põe risco para a sociedade ou para o Estado. Não é o caso”, afirmou Furtado à coluna, acrescentando: “Sem a Constituição, estaríamos perdidos”.

DIZ A CONSTTUIÇÃO – O procurador mencionou o inciso 33 do artigo 5º da Constituição, que estabelece direitos fundamentais e que “todos são iguais perante a lei”. Diz o inciso: “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

O TCU permitiu o sigilo nesses voos, pagos com dinheiro público, das seguintes autoridades: vice-presidente, ministros do STF, procurador-geral da República e presidentes de Câmara e Senado. A votação foi unânime. Participaram os seguintes ministros: Bruno Dantas, presidente do TCU; Benjamin Zymler, relator do caso; Walton Alencar Rodrigues; Augusto Nardes; Vital do Rêgo; e Jhonatan de Jesus.

Especialistas também atacaram a decisão do órgão de controle, em um alerta para retrocessos na transparência pública. “Aeronaves da FAB possuem operação distinta das demais, justamente com a finalidade de preservar a segurança”, afirmou o Fórum de Direito a Acesso a Informações Públicas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Nem sempre foi assim, Já houve tempo em que as autoridades tinham mais pudor e respeito ao interesse público. Carlos Lacerda deu exemplo como político e jamais aceitou essas deformações. Inclusive, foi ele quem inventou a expressão “chapa-branca”, ao criticar o mau uso de veículos oficiais. De lá para cá, a situação somente se agravou, às custas do cidadão-contribuinte-eleitor. (C.N.)

4 thoughts on “Procurador do TCU critica o sigilo nos voos da FAB com autoridades

  1. Sr. Newton,

    A irmã da Mariela, Ministreca da Supremacia Preta (Felipe Moura)., entrou com os dois pés na porta dos meus cofres públicos, sem dó nem piedade…

    -O Ministério da Igualdade Racial, liderado pela ministra Anielle Franco, gastou quase metade da verba de uso livre de 2023 para cobrir despesas com viagens de assessores e dirigentes, para dentro e fora do país.

    – Ministério de Anielle Franco já gastou R$6,1 milhões com viagens
    Valor equivale à metade do orçamento da pasta para 2023

    • Sr. Newton

      Isso ai é só um dos 38 Ministérios do Ladrão.

      Como será os gastos nos 37.?

      São bilhões torrados, para nada.

      Como disse o Ladrão “O Brasil Voltou”..

      Essa canalhada não vai ás feiras e mercados para ver o que o povão está falando sobre os preços dos alimentos.

      -Gastos com passagens no ministério de Anielle aumentaram em razão de compra em cima hora. Na análise, o TCU também indicou a compra de passagens por preço bem acima do mercado. Adquirida de forma urgente, os bilhetes aéreos de Anielle Franco para uma missão em Nova York custaram R$ 54,6 mil aos cofres públicos.

      -Por que Anielle só viaja em cima da hora? TCU quer saber

      A compra de passagens em cima da hora pelo Ministério de Anielle Franco gera um aumento evitável nos gastos públicos, diz TCU

      https://oantagonista.com.br/brasil/por-que-anielle-so-viaja-em-cima-da-hora-tcu-quer-saber/

  2. Vigindo, “fórmulas” pró “Sindicato Internacional do Crime Organizado”, viabilizadas por prepostos da “banca” e habida “Máfia Khazariana”, àquela que destrói a operacionalidade de tidos ZUMBIS desassemelhados!

  3. Estão deslumbrados e querem mostrar status.
    Ou moraliza-se tudo nesta fuzarca ou nos locupletemos todos. ´
    Não se moraliza nada a bem da fuzarca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *