Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Estudo: furacões estão se intensificando mais rápido no Atlântico

Turbulências se intensificam mais rapidamente nos Trópicos

Dorrit Harazim
O Globo

Não estamos na Roma Antiga, nem no longínquo ano de 44 a.C., em que Júlio César foi esfaqueado 23 vezes. Ainda assim, o verso shakespeariano “cuidado com os idos de março” continua a ter mil e uma utilidades. Naquele 15 de março de outrora, contava-se que até o Sol desaparecera — não apenas brevemente, como num eclipse, mas por um ano inteiro.

Exagero de uma superstição da era pré-científica? Conexões imaginárias da mente humana da época? Até que não. Em 1983, dois cientistas do Instituto Goddard de Estudos Espaciais publicaram um trabalho de História interdisciplinar que explica boa parte do que os romanos vivenciaram.

MOTIVOS EM DOBRO – Hoje, apesar de uma compreensão mais aguçada dos fenômenos que nos cercam, temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras. Vivemos o Antropoceno, cria nossa. E não há como fugir dele. Na semana passada, foi a vez de as regiões Sul e Sudeste serem mantidas em alerta máximo diante da previsão de tempestades bíblicas.

Quando, em 2019, o jornalista e escritor americano David Wallace-Wells publicou o fulminante best-seller “A Terra inabitável: uma história do futuro”, sobre o caos climático em que estamos metidos, soou como o vidente de Shakespeare anunciando os idos de março.

Foi um soco de alerta fundamentado em conhecimento acumulado por mais de 50 físicos e astrofísicos, biólogos e arqueólogos, poetas e químicos, climatologistas. De lá para cá, melhoramos na previsão dos desastres, mas pouco fizemos para mudar de rota.

MAUS MODOS – A economista inglesa Barbara Ward, uma grande dama e intelectual do século XX, já havia apontado nossos maus modos em seus escritos sobre desenvolvimento e sustentabilidade: “Esquecemos como ser bons hóspedes na Terra, como pisar sobre o chão com a delicadeza comum às demais criaturas” — constatou.

Fazia eco a outra notável precursora do pensar ambiental, a bióloga marinha americana Rachel Carson, autora do seminal “Primavera silenciosa”, de 1962.

“O chamado controle da natureza” — escreveu Carson — “é uma frase concebida na arrogância humana, nascida na era neandertal da biologia e da filosofia, quando se supunha que a natureza existe na paz ou na guerra, que ainda não aprendemos a dar voz à natureza”.

ESGOTANDO AS RESERVAS – Nos acomodamos tempo demais a um mundo feito por e para máquinas, dependente do consumo, deixando o que temos de melhor no meio do caminho. Wallace-Wells já nem fala mais em “novo normal” quando trata do que está por vir.

Acredita que simplesmente deixará de existir qualquer condição “normal”, por já termos esgotado as condições ambientais favoráveis à evolução da espécie humana. “O sistema climático em que crescemos, que proporcionou tudo o que entendemos como cultura e civilização, está morto” — decreta ele.

O ecossistema observado e estudado nas últimas décadas deixou de ser o trailer de um futuro sombrio. Já vivemos no nosso passado recente. Mesmo que, por milagre, a espécie humana conseguisse parar de emitir gases poluentes, continuaríamos a respirar veneno por muitas gerações.

SEM EQUILÍBRIO – “Há um tempo para lutar contra a natureza, outro tempo para lhe obedecer — o segredo está em fazer a escolha certa”, avisava em 1968 Arthur C. Clarke (“2001: uma odisseia no espaço”). Estamos bastante distantes de qualquer equilíbrio da experiência de vida num clima transformado pela atividade humana.

Nosso planetinha espraiado por seis continentes, quatro oceanos e 24 fusos horários pede socorro, e o único poder capaz de salvar a espécie humana é, justamente, o humano. O meio de fazê-lo é aprendendo que somos parte da natureza — nem superiores nem separados dela.

Estamos nos idos de março. Melhor escutar e agir, antes que a última voz remanescente na Terra seja a primeira que existiu no mundo: o vento.

###
P.S. – Em janeiro deste ano, o que restou do DNA de Arthur C. Clarke queimou na atmosfera terrestre depois que uma sonda lunar privada não conseguiu pousar na Lua e se espatifou. A sonda continha genes de dezenas de figuras históricas como George Washington, John F. Kennedy e Dwight D. Eisenhower. (D.H.)

5 thoughts on “Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

    • O que aconteceu em 44 A.C. foi a erupção de um vulcão. No século passado a erupção do vulcão Pináculo, não causou um efeito tão drástico como em 44 A.C., mas provocou a queda da temperatura em todo mundo. Esses fenômenos não foram causados por interferência humana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *