Constituição não permite intervenção militar, diz Fux, em voto no Supremo

Foto: Luiz Fux chegou a nomear Luíza Brunet para um cargo no Observatório  de Direitos Humanos - Purepeople

Fux foi o primeiro a votar, no plenário virtual do Supremo

Eduardo Gonçalves
O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux manifestou nesta sexta-feira que a Constituição não possibilita uma “intervenção militar constitucional”. O voto foi proferido durante julgamento de uma ação que trata sobre os limites constitucionais da atuação das Forças Armadas e sua hierarquia em relação aos Poderes. A análise já começou em plenário virtual, e tem duração prevista para ocorrer até o próximo dia 8.

“Qualquer instituição que pretenda tomar o poder, seja qual for a intenção declarada, fora da democracia representativa ou mediante seu gradual desfazimento interno, age contra o texto e o espírito da Constituição”, disse Fux.

DETURPAÇÃO – “É premente constranger interpretações perigosas, que permitam a deturpação do texto constitucional e de seus pilares e ameacem o Estado Democrático de Direito, sob pena de incorrer em constitucionalismo abusivo”, acrescentou o magistrado.

A questão chegou ao Supremo por meio de uma ação apresentada pelo PDT em 2020. O pano de fundo do pedido se refere a declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores sobre um suposto dispositivo constitucional que permitiria aos Poderes pedir intervenção militar para restabelecer a ordem.

Em um vídeo de uma reunião ministerial de 22 de abril de 2020, divulgado após decisão da Corte, o mandatário diz que “seria preciso fazer cumprir o artigo 142 da Constituição. Todo mundo quer fazer cumprir o artigo 142 da Constituição”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É claro que Fux tem razão. Nem o Estado de Sítio nem o Estado de Defesa preveem qualquer tipo de intervenção militar. O que está determinado é o uso das Forças Armadas para ajudar o esquema normal de segurança a manter a ordem, mas o governo continua a ser tocado pelo presidente da República, não existe intervenção militar propriamente dita. (C.N.)

4 thoughts on “Constituição não permite intervenção militar, diz Fux, em voto no Supremo

  1. Temer fez algumas apostas ao flertar com Braga Netto, mas a cobra prefere ficar nos bastidores.

    Nunca aposta tudo em um cavalo só.

    Mas escolhe alguns lucrativos, bem conhecidos, apesar de arriscado.

    Fato é que nada está definido nessa falsa república.

  2. Se qualquer força armada do mundo quisesse dar golpe de estado não iria perguntar nada a ninguém, muito menos à justiça.
    Aqui é que estão alimentando assombração, é método.

  3. Meritíssimo juiz do Supremo Tribunal Federal – STF Luiz Fux , a ” Constituição Federal ” , pode até não comportar a intervenção das FFAAs. nas instituições civis , entretanto os ” congressistas e juízes ” do próprio STF do qual o senhor faz parte , estão cavando e forçando a ” ruptura institucional do país ” , ao promoverem o desrespeito as leis e instituições do país , isso é público e notório .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *