Câmara aprova manutenção da prisão de Chiquinho Brazão no caso Marielle

Presidente da Câmara discutirá prisão de Chiquinho Brazão antes de pautar  em plenário - Brasiltimes - Notícias

Sem provas, Brazão é condenado pelo “conjunto da obra”

Rebeca Borges e Mariah Aquino
Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10/4), a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) em março, acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco e de obstruir as investigações sobre o crime. A votação teve 277 votos favoráveis, 129 votos contrários e 28 abstenções. O quórum foi de 435 parlamentares.

A sessão em plenário ocorreu após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovar, nesta tarde, o relatório favorável do deputado Darci de Matos (PSD-SC) à prisão do parlamentar. No colegiado, o placar foi de 39 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção.

OBSTRUIR A JUSTIÇA – Durante a sessão, o relator do processo, deputado Darci de Matos (PSD-SC), relembrou que Brazão é acusado de obstruir a Justiça. Matos também apontou que Brazão é suspeito de “homicídio qualificado com emboscada, crime hediondo inclusive de repercussão internacional”.

A prisão do deputado foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em 24 de março. Um dia depois, a primeira turma da Suprema Corte seguiu o entendimento de Moraes sobre a detenção do parlamentar.

A Constituição Federal determina que, por ser parlamentar, Chiquinho Brazão tem o mandato inviolável civil e penalmente – exceto nos casos de prisão em flagrante por crime inafiançável. Por isso, cabe à Câmara dos Deputados analisar a decisão da Suprema Corte.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A prisão de Chiquinho Brazão foi fora do esquadro, digamos assim, pois não havia flagrante nem o inquérito apresenta provas materiais contra ele, o irmão Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, especificamente no caso Marielle. Na verdade, os irmãos foram presos pelo conjunto da obra e o delegado pelo enriquecimento ilícito dele e da mulher. Às vezes, é necessário interpretar as leis, mas isso não diminui a gravidade das irregularidades ocorridas no Supremo e TSE em outros processos, especialmente os que envolviam políticos como Lula, Dirceu e Cabral, na Lava Jato. (C.N.)

8 thoughts on “Câmara aprova manutenção da prisão de Chiquinho Brazão no caso Marielle

  1. Com isso a esquerda pira! Os assassinos da Mariela são ligados diretamente com eles. Que decepção pra esquerda saber que Bolsonaro passou longe dessa estória!! Há há há há há há!

  2. Se as investigações desaguassem no Bolsonaro até as Trombetas do Apocalipse soariam na esquerda mundial dando conta do mais perigoso assassino que já mourejou nestas plagas macunaímicas.
    O cara não estando envolvido vai ensejar que os flanelinhas e passadores de pano vão pegar a missão de tentar pegar um pedaço de cocô pelo lado limpo.
    Procuraram o cadáver de afogado rio acima e sem querer o encontraram rio abaixo.

  3. Bom, o Congresso deu aval à decisão, conforme a lei. Os indícios são muito fortes e verossímeis e a continuidade de delitos justifica a prisão preventiva.

  4. Supremo e TSE em outros processos, especialmente os que envolviam políticos como Lula, Dirceu e Cabral, na Lava Jato. (C.N.)

    Sempre é bom lembar, o FanLoversLuladrão tem memória curta…

  5. Sr. Newton

    Mais uma Piada do Ano..!!

    Que se faça Justiça, e todos sejam presos para o Bem da Humanidade…

    O Frouxonaro é uma comédia ambulante.

    Eduardo Bolsonaro: ‘Caso Brazão é a isca para amanhã sermos encarcerados’

    Da Europa, deputado aponta riscos em decisão que manteve prisão de suposto mandante do assassinato de Marielle Franco, em 2018

    https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/eduardo-bolsonaro-caso-brazao-e-a-isca-para-amanha-sermos-encarcerados/?utm_source=terra_capa&utm_medium=referral&utm_campaign=home_parceiro

  6. De que lado esse jornalista que defende o Nikolas
    Ferreira está, o parlamentar fascista que defende a liberdade dos assassinos da Marielle?

  7. O instituto do ” flagrante delito ” , transformou-se numa verdadeira ” faca de dois gumes ” , estimulando o crime e a impunidade , vejam o exemplo do motorista que bateu no carro e matou outro motorista recentemente , ele foi incentivado a sair da cena do crime e do fragrante, com ajuda dos policiais e da mãe , embora o agressor tivesse folha corrida na policia e na justiça , crimes continuados .
    Quantos parlamentares Brasileiros , não se encontram na mesma situação do motorista ” fujão e assassino “?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *