Moro está confiante em que não perderá o mandato se houver recurso ao TSE

Moro assume cargo de diretor em empresa norte-americana de consultoria

Sérgio Moro afirma que jamais cometeu irregularidades

Andréia Sadi
GloboNews

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) disse nesta quarta-feira (10), em entrevista ao Estudio i, da GloboNews, que “não tem medo” do julgamento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do relatório que avalia sua gestão na Operação Lava Jato.

“Não tenho medo, eu fui juiz da operação Lava Jato, a gente desmontou o maior esquema de corrupção da história desse país”, disse Moro.

GESTÃO CAÓTICA – O CNJ analisará relatório do corregedor Nacional, Luís Felipe Salomão, que em documento parcial, em setembro do ano passado, apontou “gestão caótica” dos recursos arrecadados em função de acordos e condenações da Lava Jato. A avaliação tem como base auditoria feita na 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná e no Tribunal Regional Federal da Quarta Região.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, marcou para a próxima terça-feira (16) o julgamento do relatório final da correição feita pelo CNJ na Operação Lava Jato, anteriormente comandada por Moro.

Barroso, que acumula a presidência do CNJ, aguardou a conclusão do julgamento no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) que analisou possível abuso de poder econômico na campanha que elegeu Moro ao Senado. Por 5 votos a 2, a corte eleitoral livrou o senador da cassação.

ESTABELECER DIÁLOGO – Questionado por que procurou o ministro Gilmar Mendes – crítico da operação Lava Jato – antes do julgamento, o senador disse que não foi “pedir nada” e sim “estabelecer diálogo”.

“Nós conversamos, foi uma conversa acalorada, não vou entrar em detalhes, mas tudo que o ministro me falou teve suas respostas. A ideia é a gente olhar para frente.”

Questionado sobre o fato de ter sido ministro do governo Jair Bolsonaro (PL) depois de abandonar a magistratura e de ter optado pela carreira política, Moro falou que não era para se discutir apenas o passado “porque o presente reclama a nossa atenção”. “E o que a gente está vendo é que o Brasil não vai numa boa direção”, diz Sergio Moro.

TRABALHO MARCANTE – O senador exaltou a Lava Jato ao responder como acredita que ficará marcado na história recente do Brasil.

“Em um país que tem muita dificuldade com a corrupção e com a impunidade da corrupção, meu trabalho foi marcante no sentido que tivemos dois momentos no Brasil, entre 2014 e 2018, em que rompemos com essa tradição de corrupção desenfreada e impunidade escancarada

Moro diz que presidência do TSE é irrelevante para seu julgamento. Alexandre de Moraes, hoje presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será substituído em junho por Carmen Lúcia.

SEM DEMORA – Questionado se a defesa de Moro tem como estratégia aguardar a troca, ele negou. “Para mim é indiferente. A estratégia da nossa defesa nunca foi retardar o processo”.

Os denunciantes e a Procuradoria Regional Eleitoral podem recorrer da decisão no próprio TRE e ainda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nós aguardamos o julgamento do TRE, assim como aguardaremos se houver recurso ao TSE, com serenidade. Não existe nenhum desespero, não”, afirmou o senador.

ABSOLVIDO NO TRE – Nesta terça (9), por cinco votos a dois, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiram contra a cassação do mandato do senador Sergio Moro, em Curitiba.

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pediam a cassação do mandato de Sergio Moro argumentavam que durante a pré-campanha de Moro para a Presidência da República ele cometeu abuso de poder político indevido dos meios de comunicação e obteve vantagem indevida em relação aos outros candidatos que disputaram a campanha ao Senado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Moro está mais tranquilo, porque o julgamento no Conselho nada tem a ver com seu mandato. Além disso, fazer uma gestão caótica não significa ter desviado recursos os recursos, que foram gerenciados também pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Quanto ao TSE, o PL não deve recorrer e o recurso do PT não tem base jurídica, porque seus argumentos foram arrasados pelo relator no TRE, desembargador Luciano Falavinha, com um voto técnico e contábil imune a questionamentos jurídicos. O presidente Sigurd Roberto Bengtsson fez questão de votar, para dizer não ter havido “comprometimento das eleições para o Senado” e não houve violação ao princípio da igualdade de chances entre os competidores”. Os dois votos contra Moro foram dados por juízes nomeados por Lula e seus supostos fundamentos eram de dar pena. Um deles defendeu que fosse julgada a “intenção” de Moro, vejam a que ponto chegamos. (C.N.)

6 thoughts on “Moro está confiante em que não perderá o mandato se houver recurso ao TSE

  1. Para o Sr. Carlos Newton e tribunários que não tem o miolo mole.
    Vejam esta incrível coincidência:

    A bancada da milícia, votou em peso.
    Porque será que essa gente é contra a permanência do brazão na jaula?

    Será que o gadinho desenrola esse arame farpado pra gente.
    Ah… deve ser votação tipo 3D.

    Delegados e pastores votando contra a prisão do patriota brasão (PL , União Brasil, PP e Podemos), dá pra sentir o cheiro de enxofre empesteando o Brasil todo
    PQP!

    Te cuida Latorraca!

    José Luis

    https://x.com/China65650128/status/1778165702626619817?t=w4qxEM3ct_-kJ279keXpBg&s=08

  2. Quem se lembra de quando os agentes de segurança , da época do regime militar , prendiam as pessoas suspeitas ou não , alegando que eram ” comunistas ” , mas as pessoas diziam que não , mas iam presas assim mesmo alegando que as pessoas tinham “intenção” , já deixando as acusações futuras de serem comunistas , caso as mesmas pessoas fossem abordadas outra vez , vários cartunistas se deliciavam e replicavam em seus trabalhos em livros , jornais , tais como , Vilmar Palis , Carlos Eduardo Novais e tantos outros .

    • E o que dizer dos regimes do Mao, Stalin, Pol Pot e Fidel do tratamento dado aos não comunistas?
      Quantos comunistas o Regime Militar do Brasil matou, e quantos não comunistas os países comunistas mataram?
      Na Ucrânia com o Holodomor não gastaram pólvora, mataram os ucranianos de fome e inanição.
      Se aqui houve os porões da ditadura, lá era forno crematório, câmaras de gás e expurgos, tudo isso no atacado e o saldo foi em milhões.

  3. Vários personagens tem um alvo pintado nas costas.
    Mas nenhum deles é de esquerda.
    Bibi Netanyahu, Trump, Milei, Bolsonaro e agora Moro.
    Moro pisou no calo dos grandes ladravazes. A conta está chegando agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *